Morre aos 101 anos o ex-primeiro-ministro Yasuhiro Nakasone

Yasuhiro Nakasone era conhecido pela suas medidas de privatização de estatais e estabelecimento das leis de uso de energia nuclear. Saiba mais.

O ex-ministro Nakasone morreu na manhã desta sexta-feira em hospital de Tóquio

Com o lema de “liquidar o governo pós-guerra”, Yasuhiro Nakasone é conhecido pela construção de um novo governo. Durante seu governo de 5 anos, Nakasone foi responsável por adotar medidas de privatização de ferrovias e abrir discussões sobre as políticas de energia nuclear e reforma constitucional. Na manhã de sexta-feira (29), sua morte foi confirmada em um hospital de Tóquio.

Publicidade

Nascido na cidade de Takasaki, em Gunma, no dia 27 de maio de 1918, Yasuhiro Nakasone se formou na Universidade de Tóquio em 1941. Pouco tempo após sua graduação, entrou no extinto Ministério do Interior (Naimu-sho) e trabalhou na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial. Em janeiro de 1947, saiu do ministério para iniciar sua carreira política. Três meses depois, ganhou sua primeira eleição para a Câmara dos Representantes do Japão, onde trabalhou como deputado por 56 anos, com 20 mandatos consecutivos.

Determinado em mudar a constituição, ele foi uma das figuras da época que representavam a democratização das eleições de primeiro-ministro. Nakasone também é um dos símbolos do estabelecimento das primeiras leis de uso de energia nuclear.

Em 1959, tornou-se secretário da extinta Agência de Ciências e Tecnologia durante o segundo mandato do primeiro-ministro Nobusuke Kishi. Sua carreira política foi evoluindo, e Nakasone tomou posse de diversos cargos importantes, como Ministro do Transporte, Secretário de Defesa, Ministro do Comércio e Diretor Geral do Partido Democrático Liberal.

Em 1980, Nakasone era Secretário do Departamento de Administração Governamental, cargo que atualmente é encarregado ao Ministro do Estado, e ganhava popularidade por suas ideias de mudanças.

Em novembro de 1982, ele foi nomeado o 71° Primeiro-Ministro, e governou o país sob uma postura neoconservadora.

Ronald Reagan e Yasuhiro Nakasone conversando no Camp David, Maryland, em 13 de abril de 1986 (Foto: Wikipedia)

Um dos primeiros feitos do primeiro-ministro foi retomar as relações diplomáticas com os EUA e a Coreia do Sul, que haviam piorado significativamente no decorrer dos anos. Seu governo foi conhecido principalmente pela criação da relação “Ron-Yasu” com o então presidente norte-americano Ronald Reagan, cujo ideal liberal intensificou o laço entre Japão e EUA e a postura anti-soviética.

Em seus últimos anos como ministro, Nakasone foi responsável pela privatização das duas empresas estatais Nippon Telegraph and Telephone Public Corporation e Japan Tobacco and Salt Public Corporation e das ferrovias nacionais. As duas estatais, hoje, são conhecidas como NTT e JT.

Em 1986, seu mandato foi estendido por mais 1 ano depois da conquista de 300 cadeiras das câmaras alta e baixa pelo seu partido. Contudo, após o escândalo Recruit de abuso de informações sigilosas e corrupção e atritos com a mídia em 1987 renunciou prematuramente ao seu cargo de primeiro-ministro e nomeou Noboru Takeshita como seu sucessor.

Seu governo durou 1806 dias e foi o quinto mais longo desde o fim da Primeira Guerra Mundial.

Nakasone se manteve como diplomata até receber sua recomendação de aposentadoria em 2003 pelo ministro Jun’ichiro Koizumi. Em 1997, ele recebeu o “Grande Cordão da Suprema Ordem do Crisântemo”, a segunda medalha mais importante no Japão.

Fonte: Asahi Shimbum

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vênus pertinho da lua crescente somente nesta 6.ª feira

Publicado em 29 de novembro de 2019, em Sociedade

Somente no final da tarde para o começo da noite desta sexta-feira se pode apreciar essa aproximação!

Na foto original (PxHere) não tem esse pontinho branco. Foi colocado para ilustrar

Vênus contracena com a lua fininha, como se fosse uma curva dourada no céu, na noite de sexta-feira (29). 

Publicidade

Se o céu onde você mora estiver limpo, será possível se encantar com os planetas. Júpiter fica visível no lado inferior direito de Vênus e Saturno estará visível do lado superior esquerdo da lua.

A dica é procurar por um local alto, de boa visibilidade, bem antes do pôr do sol, no sudoeste. 

Em Nagoia (Aichi) e Tóquio, além das províncias de Kyushu, Shikoku e Chugoku, a previsão é de tempo limpo. 

Portanto, agasalhe-se bem por causa da baixa temperatura. Boa sorte na observação desse lindo cenário no céu!

Procure um local a sudoeste para ver o céu. Às dir. a imagem está ampliada (Weather News)

Fonte: Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!