GSOMIA: Coreia manterá o tratado militar com o Japão

O GSOMIA, tratado de cooperação militar entre Japão e Coreia do Sul, estava sob o risco de ser anulado, o que aumentaria o atrito entre os governos.

Coreia comunica governo japonês que manterá o GSOMIA (Imagem Ilustrativa)

Conhecido como GSOMIA, o “tratado de segurança geral de informação militar entre Japão e Coreia do Sul” foi assinado em 2016 e prevê a cooperação de inteligência militar entre os países. O GSOMIA foi amplamente utilizado para transmitir informações sobre lançamentos de mísseis da Coreia do Norte e informações militares sigilosas entre os países.

Publicidade

Em agosto deste ano, a Coreia do Sul havia informado o Japão sobre a intenção de não renovar o acordo devido às tensões entre os países. Caso a Coreia do Sul prosseguisse com a decisão, o tratado seria anulado à meia-noite de sábado (23).

Contudo, após uma reunião de segurança nacional do governo coreano, o Japão recebeu o comunicado de que a Coreia do Sul removerá o pedido de saída do GSOMIA. Com isso, o tratado será mantido por mais 1 ano.

O tratado é renovado automaticamente todos os anos, e poderia ser anulado caso uma das partes enviasse um pedido até agosto do ano vigente.

O GSOMIA é um importante tratado para ambos os países e o governo japonês reconhece sua importância para a segurança nacional, tanto que voltou a insistir para a Coreia do Sul abdicar da decisão de anulação.

O governo americano também participou das negociações entre os países. Neste mês, o secretário de Defesa dos Estados Unidos Mark Esper se encontrou com o presidente Moon Jae-in para discutir a continuidade do GSOMIA.

De acordo com o noticiário da FNN, representantes dos dois países concordaram em prosseguir com o GSOMIA sob novas condições.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Buscas continuam para encontrar menina de 12 anos desaparecida em Osaka

Publicado em 22 de novembro de 2019, em Sociedade

A estudante de 12 anos saiu de sua casa que fica em Sumiyoshi, Osaka, na manhã no dia 17 de novembro e não foi mais vista desde então.

Iroha Akasaka desapareceu na manhã de 17 de novembro em Osaka (ANN)

A polícia de Osaka disse na sexta-feira (22) que não conseguiu encontrar quaisquer pistas do paradeiro de uma menina de 12 anos que desapareceu após sair de casa na manhã de 17 de novembro.

Publicidade

Iroha Akasaka, estudante do sexto ano do primário e que mora no distrito de Sumiyoshi em Osaka, saiu de casa após tomar o café da manhã por volta das 7h de domingo (17) e não foi mais vista desde então, divulgou a Fuji TV. Ela carregava um smartphone, mas aparentemente o aparelho foi desligado.

Iroha tem 1,50m e corpo magro, cabelos curtos pretos.

A polícia disse que recebeu cerca de 40 pistas de possíveis vistas de Iroha, mas nenhuma das informações levou a quaisquer ligações animadoras. Na quinta-feira (21), mais de 60 pessoas fizeram buscas em torno da vizinhança onde ela morava.

O número de telefone divulgado pela polícia para qualquer informação que possa levar ao paradeiro de Iroha é 06-6675-1234.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!