GSOMIA: Coreia manterá o tratado militar com o Japão

Publicado em 22 de novembro de 2019, em Política

O GSOMIA, tratado de cooperação militar entre Japão e Coreia do Sul, estava sob o risco de ser anulado, o que aumentaria o atrito entre os governos.

Neste Artigo:
&nbspGSOMIA: Coreia manterá o tratado militar com o Japão
Coreia comunica governo japonês que manterá o GSOMIA (Imagem Ilustrativa)

Conhecido como GSOMIA, o “tratado de segurança geral de informação militar entre Japão e Coreia do Sul” foi assinado em 2016 e prevê a cooperação de inteligência militar entre os países. O GSOMIA foi amplamente utilizado para transmitir informações sobre lançamentos de mísseis da Coreia do Norte e informações militares sigilosas entre os países.

Publicidade

Em agosto deste ano, a Coreia do Sul havia informado o Japão sobre a intenção de não renovar o acordo devido às tensões entre os países. Caso a Coreia do Sul prosseguisse com a decisão, o tratado seria anulado à meia-noite de sábado (23).

Contudo, após uma reunião de segurança nacional do governo coreano, o Japão recebeu o comunicado de que a Coreia do Sul removerá o pedido de saída do GSOMIA. Com isso, o tratado será mantido por mais 1 ano.

O tratado é renovado automaticamente todos os anos, e poderia ser anulado caso uma das partes enviasse um pedido até agosto do ano vigente.

O GSOMIA é um importante tratado para ambos os países e o governo japonês reconhece sua importância para a segurança nacional, tanto que voltou a insistir para a Coreia do Sul abdicar da decisão de anulação.

O governo americano também participou das negociações entre os países. Neste mês, o secretário de Defesa dos Estados Unidos Mark Esper se encontrou com o presidente Moon Jae-in para discutir a continuidade do GSOMIA.

De acordo com o noticiário da FNN, representantes dos dois países concordaram em prosseguir com o GSOMIA sob novas condições.

Fonte: NHK News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão