Aprovada a revisão da lei que amplia aceitação de trabalhadores estrangeiros

Apesar das discussões fervorosas a revisão da lei de imigração foi aprovada, com novas categorias de vistos para trabalhadores estrangeiros.

Conselheiros da Câmara Alta da Dieta terminaram a votação depois das 4h de sábado (Sankei)

Já passava das 4h de sábado (8) quando foi aprovada, apesar das fervorosas discussões levantadas pela oposição na Câmara dos Conselheiros. Essa é a câmara alta da Dieta, o parlamento do Japão. Para ser aprovada foram necessários mais de ⅔ dos votos dos 242 conselheiros.

Publicidade

Com a aprovação da revisão da Lei de Controle de Imigração, será implementada a partir de abril do próximo ano.

Há diversos segmentos com falta de mão de obra como agricultura, construção civil ou cuidados com idosos. Nessa emenda o governo definiu 14 deles para a aceitação de trabalhadores estrangeiros com habilidades específicas.

Quais são os novos vistos

Um dos novos vistos é chamado de tokutei gino ichigo (特定技能1号), traduzido livremente como “habilidade específica n.º 1”. Para obtê-lo o estrangeiro precisa ter habilidades consideráveis em um campo específico, podendo permanecer como residente por no máximo 5 anos. No entanto, não é permitido vir acompanhado da família.

Agricultura é um dos segmentos que necessita de mão de obra estrangeira (ANN)

O outro é o tokutei gino nigo (特定技能2号), traduzido livremente como “habilidade específica n.º 2”. Para a obtenção desse visto é preciso comprovar que é bem qualificado. Para esse estrangeiro não há limite de tempo de permanência e pode trazer sua família.

No entanto, os detalhes dos novos status não estão especificados claramente, por isso serão decididos no futuro. Por exemplo, 14 segmentos como o de assistência de enfermagem e construção civil estão sendo considerados sujeitos de aceitação, mas o governo não especificou os leques de trabalho, número de trabalhadores a aceitar e como serão feitas as gestões.

Também ainda restam mais tarefas. Quais serão as medidas de apoio para os municípios. Afinal, eles é que vão se encarregar dos treinamentos, ensino do idioma japonês e da coexistência dos estrangeiros com a sociedade. Outra é relacionada aos agentes mal intencionados, os intermediários que alocam a mão de obra estrangeira nas empresas.

Dois novos vistos em gráfico (NHK)

Fontes: NHK, Sankei e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

YouTuber japonês que mostra locais em viagem é preso

Publicado em 8 de dezembro de 2018, em Crime

Foi preso suspeito de furtos. Revendia o que furtava para levantar verba para bancar as viagens e postadas no seu canal.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!