Japão aprova lei para ter mais mulheres na política

Shinzo Abe tornou a participação feminina na força de trabalho um ponto importante de suas diretrizes econômicas, contudo, somente 47 dos 465 membros da câmara baixa são mulheres.

Sob a nova lei, partidos políticos são incitados a tornar o número de candidatos do sexo masculino e feminino tão igual quanto possível (ANN/reprodução)

Embora somente simbólica em natureza, a primeira lei do Japão para promover um aumento nos membros do sexo feminino nas assembleias nacionais e locais foi aprovada na Dieta em 16 de maio.

Publicidade

Sob a nova lei, partidos políticos são incitados a tornar o número de candidatos do sexo masculino e feminino tão igual quanto possível e são encorajados a estabelecer metas para igualdade de gênero.

Contudo, a lei não inclui penalidades àqueles que não a cumprirem e nem incentivos para encorajá-los.

O primeiro-ministro Shinzo Abe tornou a participação feminina na força de trabalho uma prancha importante de suas diretrizes econômicas enquanto o Japão enfrenta escassez de mão de obra.

Contudo, somente 47 dos 465 membros da câmara baixa são mulheres, uma proporção de 10.1% que coloca o Japão atrás de Myanmar e Gâmbia em termos de representação feminina no governo, de acordo com a União Interparlamentar.

A lei foi apresentada por um grupo multipartidário de legisladores, mas teria enfrentado oposição durante o processo de elaboração apesar de não conter penalidade por não cumprimento.

No próximo ano o Japão vai realizar eleições regionais em abril e para a câmara alta em julho.

O Japão ficou na última posição dentre os países do G7 – grupo das 7 economias mais avançadas do mundo – no mais recente Relatório de Igualdade de Gênero do Fórum Econômico Mundial, em 114º lugar.

Fonte: Japan Today, AFP
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cabelo de teen mais longo do mundo é de colegial japonesa

Publicado em 17 de maio de 2018, em Sociedade

Com certificado do Guinness, na época do registro tinha 1,55m de longa madeixa. Mas, pretende cortá-lo e para fazer doação.

A teen com cabelo mais longo do mundo mostra suas madeixas constrastando com seu quimono vermelho (Asahi)

A teen com o cabelo mais longo do mundo é Keito Kawahara, colegial de 18 anos, residente em Izumi (Kagoshima). Depois que foi certificada pelo Guinness, em 4 de março deste ano, passou a ser convidada para gravar para as emissoras de tevê e posar para fotos.

Publicidade

Na época do registro tinha 1,55m de cabeleira, mas agora já cresceu e está com 3,5cm a mais.

A jovem pensa em cortá-lo para fazer doação para a entidade que confecciona perucas para os pacientes que precisam delas.

No cotidiano usa o cabelo trançado e enrolado, por isso, a maioria nem percebia o quanto é longo.

Ao ser convidada para gravar um especial soltou as madeixas. Foi a primeira vez que exibiu o cabelo solto. Combinou com o belo quimono vermelho usado por ela.

Ela contou que nunca cortou o cabelo desde que nasceu.

Portanto, a primeira ida ao cabeleireiro será para fazer a doação.

Fonte e fotos: Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!