Governo aprova projeto de reforma trabalhista

Rumo ao novo estilo de trabalho, o governo aprovou a reforma trabalhista. É a primeira proposta de reforma em 70 anos. Veja o que pode mudar.

Veja o que muda para os motoristas, trabalhadores em geral e colarinhos brancos no projeto de reforma trabalhista

Na manhã desta sexta-feira (6) o governo anunciou a aprovação da proposta de reforma trabalhista. O Japão terá um novo estilo de trabalho depois de 70 anos, caso o projeto de lei seja aprovado.

Publicidade

Segundo Katsunobu Kato, Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar “esta grande reforma melhora a produtividade do trabalho e leva a um círculo virtuoso de crescimento e distribuição. Eu gostaria de trabalhar com firmeza para que possamos aprová-la na Dieta”.

O projeto de lei a ser apresentado para aprovação final tinha como meta o mês de fevereiro. No entanto, com os dados sobre tempo de trabalho incongruentes, teve que passar por revisão.

Principais pontos da reforma

  1. Horas extras: máximo de 720 horas anuais, o que significa até 60h/mês. Nos casos de necessidade, máximo de 100 horas no mês. Ou, nos casos de pico de produção por um tempo determinado, máximo de 80h/mês. No caso dos motoristas de caminhão ou ônibus, máximo de 906h/ano
  2. Sistema de profissional altamente qualificado: avaliação por desempenho ao invés da carga horária trabalhada
  3. Salário igual para trabalho igual: proíbe a diferença entre o tratamento irracional dos trabalhadores regulares e não regulares
  4. Zelo pela saúde dos trabalhadores: cumprimento do calendário de mais de 104 dias de descanso por ano. No caso de trabalhar 4 semanas sem folga, obrigação de conceder 4 dias de descanso. Aqui entram as férias e outros cuidados na gestão da saúde dos empregados

O governo pretende aprovar o projeto de reforma em breve para implementar o sistema de profissional altamente qualificado já a partir de 1.º de abril do ano que vem, junto com as novas regulações sobre horas extras nas grandes empresas. As de menor porte passarão a cumprir a nova lei a partir do ano fiscal 2020.

Em relação ao salário igual para trabalho igual, a implementação também será em 2 etapas, primeiro as grandes companhias, no ano que vem.

O não cumprimento da nova legislação prevê prisão para os gestores e multa.  

Fontes: NHK e Asahi
Fotos: PxHere, Pixabay e Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sakura feita com mais de 800 mil blocos de Lego entrou para o Guinness

Publicado em 6 de abril de 2018, em Sociedade

A árvore foi projetada e construída por uma equipe na República Tcheca e depois montada no Japão, no Parque da Lego em Nagoia. Assista ao vídeo!

É temporada de primavera no Japão e qual a melhor maneira para comemorar a época no país do que estabelecer um título do Guinness World Records para a maior cerejeira de blocos de lego?

Esse esforço de sucesso foi alcançado na Legoland Japan. O parque temático localizado na cidade de Nagoia (Aichi) quis celebrar seu primeiro aniversário com estilo ao criar um trabalho japonês usando blocos de Lego.

A bela árvore de sakura de plástico resultante mediu 4.38 metros de altura e 4.93 metros de largura, e 881.470 blocos de Lego foram usados.

Torben Jensen, presidente da Legoland Japan, não estava somente eufórico em ter um novo marco no parque temático, mas também em vê-lo quebrar o recorde oficial.

“Estou muito feliz em apresentar essa maior cerejeira de blocos de Lego do mundo. Espero que os visitantes desfrutem de um pedaço da cultura japonesa no Legoland Japan style”.

A árvore foi projetada e construída por uma equipe na República Tcheca.Após mais de 6.700 horas de trabalho duro, a árvore de Lego foi enviada ao Japão para a montagem final.

A árvore também destaca um conjunto de lanternas – feitas de blocos de Lego – que acendem durante a noite.

Assista ao vídeo para ver o processo de produção da árvore até a montagem final no Legoland Japan em Nagoia:

Fonte e imagens: Legoland Japan e Guinness World Records

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!