JASRAC processa cafeteria que toca música

A entidade que recolhe direitos autorais musicais informou que entrou com uma ação judicial contra um café. Saiba o que é JASRAC e por que pagar.

Onde há música em som ambiente ou ao vivo precisa recolher direitos autorais para JASRAC (Pixabay)

A JASRAC-Japanese Society for Rights of Authors, Composers and Publishers (traduzida livremente como Sociedade Japonesa de Direitos de Autores, Compositores e Editores) informou na segunda-feira (13) que entrou com ação judicial contra uma cafeteria de Kofu (Yamanashi).

Publicidade

Foi a primeira vez que um estabelecimento comercial que tem som ambiente é processado na província. No tribunal a JASRAC está exigindo que interrompa o fundo musical com CD e também uma compensação no valor de 60 mil ienes.

Essa cafeteria não possui contrato com a entidade e ainda assim tocava músicas no período de janeiro a abril de 2014. Por outro lado o proprietário do café afirma que usava músicas gravadas tocadas por um estudante que reside nas imediações.

Como o proprietário não aceitou formalizar o contrato e o acordo no ano passado a entidade decidiu processar o café.

Segundo a JASRAC em Yamanashi há cerca de mil estabelecimentos que ainda não possuem contrato. Eram 9 os casos que estavam em conciliação civil, sendo que 8 decidiram liquidar o que devem em relação aos direitos autorais.

Outras 12 casas foram processadas, nas províncias de Osaka e Fukuoka, informou a entidade.

Seu estabelecimento recolhe JASRAC?

Todos os estabelecimentos comerciais que tocam BGM-background music, cursos de música e de instrumentos musicais, shows, casas com espetáculo musical, que tocam ao vivo ou usando CD, DVD ou qualquer outro tipo de reprodução, devem recolher as taxas dos direitos a essa entidade.

Prédio da sede da JASRAC (Wikipedia)

Fundada em 1939 como uma organização sem fins lucrativos é a maior entidade de gestão dos direitos autorais do Japão.

Muitos não sabem que precisam pagar pelos direitos autorais das músicas até receber a visita de um representante da JASRAC. Em geral, quando esse comparece ao estabelecimento já pesquisou previamente que tipo de música toca, que dias e horários.

Brasileiro desconhecia JASRAC

Um brasileiro, dono de um restaurante em Aichi, recebeu a visita de um representante que já tinha todas as informações em mãos. Notificou sobre o recolhimento de todo o período, desde a inauguração.

Como o valor ficou muito além da possibilidade de pagamento pelo dono, a JASRAC apresentou uma contra proposta. Deixou claro que se não recolhesse iria recorrer aos meios judiciais competentes.

Assim, o brasileiro se rendeu e está pagando os atrasados mais a tarifa mensal por tocar música do seu país na sua casa.

O pagamento mensal varia de acordo com o tamanho do café, disco, boate ou restaurante, e se toca BGM ou música ao vivo. Para mais informações em japonês ou inglês toque aqui.

Fontes: JASRAC, Asahi IT Media e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Entrada no período das chuvas

Publicado em 14 de maio de 2019, em Sociedade

Foi anunciado na terça-feira o primeiro local a entrar no período das chuvas, pelo Observatório de Meteorologia. Saiba mais.

As ilhas ao sul já entraram no período das chuvas (NHK)

O Observatório de Meteorologia da Província de Kagoshima informou na terça-feira (14), às 11h, que as ilhas Amami entraram no período das chuvas. Foi o primeiro local do arquipélago japonês, com 13 dias antes em relação ao ano passado e com 3 de atraso em comparação à média anual.

Publicidade

A região está sob influência da baixa pressão, com chuva ou dias nublados, desde a semana anterior.

Para a tarde de terça-feira estão previstos raios e chuva torrencial.

As ilhas da província de Okinawa ainda não estão sob esse período, mas devem entrar em breve pois a média anual é em 9 de maio.

As regiões Tokai e Kanto deverão entrar na estação chuvosa a partir de 8 de junho. No ano passado foi em 5 e 6, respectivamente.

Fontes: Weather News e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!