Quase 700 casas das grandes redes de restaurantes fecharam em um ano

Publicado em 27 de abril de 2021, em Economia

Além dos restaurantes, as redes de izakaya também estão fechando lojas, o que afeta o emprego.

Neste Artigo:
&nbspQuase 700 casas das grandes redes de restaurantes fecharam em um ano
Imagem ilustrativa de ‘family restaurant’ (Flickr)

Como a epidemia do novo coronavírus continua, a empresa Tokyo Shoko Research examinou o número de lojas das 11 grandes cadeias de restaurantes.

Publicidade

Descobriu que pelo menos 678 lojas foram fechadas em todo Japão em um ano. Mas, entre as grandes redes de izakaya – tipo de bar que também serve comida – foram 873 estabelecimentos fechados. 

O desaparecimento de casas das redes de restaurantes está sendo mais lento do que os do tipo izakaya, mas vê-se um aceleramento em Tóquio.

Neste contexto, o terceiro estado de emergência declarado a partir de domingo (25), pouco antes do feriado prolongado da Golden Week, pode piorar a situação.  

As 11 maiores cadeias de family restaurants tinham 8.437 casas. Esses quase 700 fechamentos significam 7% da rede. 

De acordo com uma pesquisa domiciliar do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, em fevereiro de 2021, os gastos com alimentação fora de casa em famílias com duas ou mais pessoas tiveram uma queda de 31,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Durante o estado de emergência tanto os restaurantes como as instalações de lazer serão novamente afetados. Por isso, grande parte das cadeias de restaurantes está oferecendo uma variedade de pratos para levar para casa, como Saizeriya, Gusto e outras.

Os restaurantes são uma fonte importante de emprego, incluindo os de regime parcial. A redução das lojas leva à perda de oportunidade de trabalho para uma ampla gama da sociedade, desde estudantes a idosos. 

Fontes: NHK e divulgação


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
EASY CAR RIDE