Economia do Japão sofrerá contração maior do que a esperada no 1º trimestre

A redução se deve à decisão do governo japonês em janeiro para lançar novas restrições a fim de combater um aumento de infecções por Covid-19.

Notas de 10 mil ienes (banco de imagens)

A economia do Japão sofrerá uma contração bem maior do que o inicialmente esperado no trimestre janeiro a março, visto que um estado de emergência estendido para conter a pandemia de coronavírus afetou gastos corporativos e das famílias, de acordo com pesquisa da agência Reuters.

Publicidade

Uma firma com a maioria de analistas disse que se Tóquio proceder ou não com as Olimpíadas neste ano teria pouco impacto sobre a economia de qualquer maneira, visto que grandes projetos de construção já foram concluídos e o número de espectadores pode ser limitado.

A terceira maior economia do mundo deve encolher anualizados 5% no atual trimestre, mostrou a pesquisa de 37 economistas de 1º a 10 de fevereiro, o dobro de uma contração de 2,4% projetada no mês passado.

A redução se deve amplamente à decisão do governo em janeiro para lançar novas restrições a fim de combater um aumento de infecções em Tóquio e outras várias províncias.

“Com o estado de emergência, o fraco gasto do consumidor provou ser uma barreira para crescimento”, disse Takeshi Minami, economista chefe no Instituto de Pesquisa Norinchukin.

“A economia deve se recuperar no segundo trimestre e crescer posteriormente, mas a um ritmo moderado, visto que a pandemia continua sendo um risco”.

Fonte: Nasdaq

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Após comentário machista, diretor olímpico renuncia

Publicado em 12 de fevereiro de 2021, em Sociedade

Em coletiva, o diretor Mori anuncia sua renúncia da diretoria do Comitê Olímpico.

Imagem: NHK

Às 15h de sexta-feira (12), o Comitê Olímpico Japonês (JOC) fez uma coletiva extraordinário para anunciar a renúncia de Yoshiro Mori, diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

Publicidade

No dia 3 deste mês, o Comitê Olímpico Japonês (JOC) realizou uma reunião online de conselho extraordinária onde 51 membros participaram. Durante a reunião, que foi aberta para a imprensa, Yoshiro Mori, diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, disse: “Quando tem muita mulher, as reuniões do conselho ficam longas” e outros comentários sexistas.

O comitê olímpico recebeu diversas críticas de pessoas, empresas e mídias tanto no Japão quanto no exterior pedindo a renúncia do diretor. Na quinta-feira (11), o diretor relatou à imprensa que anunciaria sua renúncia na coletiva de hoje.

“Eu causei uma confusão enorme devido ao meu comentário inapropriado. Peço desculpas por ter causado um transtorno enorme ao pessoal da diretoria, do conselho e a muitas outras pessoas”, foram as primeiras palavras de Mori. “Conforme já saiu na imprensa, hoje eu anuncio minha renúncia”, completa.

“Hoje eu estou aqui para anunciar a renúncia do cargo de diretor. O mais importante é realizar as Olimpíadas impecavelmente em julho. Se eu estiver presente (na diretoria), vou só atrapalhar os preparativos”, disse em seguida.

“Eu, como diretor, vinha realizando os preparativos para realizar as Olimpíadas e Paralimpíadas, mas disse coisas inapropriadas. Acho que é um problema de interpretação, mas se falo isso vou ser criticado. Eu vim apoiando as mulheres no esporte e criei oportunidades das mulheres se pronunciarem mais que os homens”, continua.

“(O comitê) Tem a proporção quase perfeita de homens e mulheres. Nunca tive a intenção de desrespeitar as mulheres. Isso será um marco vergonhoso em toda a minha história de 83 anos”, disse.

“Enquanto eu tiver energias, vou continuar apoiando o esporte”, termina o diretor.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!