Falência da Air Asia e reembolso de mais de ¥500 milhões

Estima-se que 23 mil pessoas que fizeram reserva terão que esperar pelo reembolso do valor pago.

Aeronaves da LCC Air Asia (Sankei)

A LCC-low cost carrier Air Asia Japan, com sede em Tokoname (Aichi), informou na terça-feira (17) que entrou com processo de falência no Tribunal Distrital de Tóquio e recebeu uma ordem proibindo a alienação de propriedade.

Publicidade

O total da dívida chega a 21,7 bilhões de ienes.

No momento desse anúncio a companhia aérea de baixo custo ainda não sabia como faria o reembolso do valor das reservas de passagens já pagas pelos usuários. Na noite de terça-feira o advogado informou que ainda não tinha uma perspectiva sobre os reembolsos, os quais chegam a 520 milhões de ienes, referentes a mais de 23 mil passageiros.

As reservas já pagas são de 4 rotas, sendo 3 domésticas e uma internacional.

Na manhã de quarta-feira a Air Asia informou que tem como objetivo fazer os reembolsos a partir de abril de 2021, mas na realidade não se pode afirmar.

Há informação de que pedirá ajuda às empresas acionistas como Rakuten, Noevia, Alpen, entre outras.

A Air Asia Japan foi fundada em 2014 como subsidiária da Air Asia Investment Limited, uma importante companhia aérea de baixo custo com sede na Malásia. Em 2020, devido à disseminação da Covid-19 todos os voos tiveram que ser suspensos a partir de abril.

A taxa de embarque foi baixa mesmo após a retomada do serviço em agosto, por causa da crise gerada pelo novo coronavírus. A empresa foi obrigada a operar em condições rígidas. Em termos de gestão, tentou fazer melhorias como solicitar demissões voluntárias, mas a dificuldade continuou. Em 5 de outubro enviou uma notificação para abolir todas as rotas em 5 de dezembro.

Fontes: Sankei, Nikkei, Sankei Biz, NLab e Traicy

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Google lança site de previsão da Covid-19 no Japão

Publicado em 18 de novembro de 2020, em Sociedade, Tecnologia

Assim como faz em outros países, a gigantesca Google lançou a versão para o Japão. Veja como funciona e quais são as previsões.

Previsão de mortes e testados positivos de Aichi nos 28 dias a partir de 17 (Google)

A gigante mundial da TI-tecnologia da informação, a norte-americana Google, iniciou na terça-feira (17) um site de previsão do quadro de infecção do novo coronavírus, bem como de mortes, no Japão. 

Publicidade

Em colaboração com a Universidade de Harvard, a Google desenvolveu uma tecnologia para prever o número de pessoas infectadas com Covid-19 usando IA-Inteligência Artificial. Nos Estados Unidos as informações de previsão começaram a ser divulgadas no site desde agosto.

Usando essa tecnologia, a Google divulga dados que prevêem o número de testados positivo, óbitos e hospitalizações no Japão nas próximas quatro semanas, com análise por província. 

Segundo divulgou a empresa Google “isso será usado como uma das pistas para as organizações afetadas pela Covid-19, como instituições médicas e instituições públicas, para considerar e preparar medidas mais adequadas para o futuro”. 

As informações são abertas para o público, em japonês. Para acesso ao painel toque aqui.

Para ver as informações desejadas no painel basta tocar sobre a província. Tomando Aichi como exemplo, a previsão para os próximos 28 dias, desde terça-feira (17), é de 22 mortes no período e 2.750 testados positivo, prevendo quase 1,5 mil pacientes em tratamento até 12 de dezembro. 

O painel é bem diferente para Hokkaido, com previsão de 9.654 pessoas infectadas nesse período de 28 dias. Para Tóquio prevê 11.822, Osaka com 9.476, Kanagawa com 3.798.

Como são usados números do passado para essa análise os dados de previsão podem mudar diariamente. Sem dúvida é um indicador que pode ser usado inclusive para a prevenção.

Fonte: Google

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!