Três operadoras sob pressão para redução das tarifas

As 3 operadoras gigantes estão uníssonas em dizer ‘sim’ para atender ao pedido do governo de reduzir as tarifas e assinatura.

Logotipo de cada uma das 3 operadoras (HP)

Yoshihide Suga, o primeiro-ministro do Japão, vem pressionando as 3 operadoras de telefonia celular para redução da assinatura e tarifas. Assim, começaram a mostrar que pretendem fazê-lo.

Publicidade

A KDDI foi a primeira a se manifestar em 25 do mês passado, depois foi a NTT Docomo em 29 e, por último, na quarta-feira (7), a Softbank.

O Ministro dos Assuntos Internos e Comunicações, Ryota Takeda, se reuniu com consumidores para ouvi-los sobre o assunto. Recebeu donas de casa, pessoas que moram sozinhas, empreendedores individuais e freelancers na quinta-feira (8).

As opiniões foram diversas, como o fardo pelo aumento do uso do Wi-Fi por causa do home office, famílias de baixa renda que não conseguem bancar os altos custos e desistem de ter um smartphone, o que acarreta na dificuldade de procurar emprego, por exemplo.

Antes dos consumidores o ministro ouviu cada um dos representantes das 3 operadoras no começo do mês. Não é fácil para elas reduzir 40% como apontou Suga, quando ainda era porta-voz do governo Abe, em 2018. Nessa ocasião disse que o plano de assinatura da Docomo, em Tóquio, era o segundo mais caro do mundo.

Tiro do governo pode sair pela culatra

Em relação às tarifas de telefonia móvel, o ministério revisou a lei em outubro do ano passado e lançou uma série de medidas para a promoção competitiva, como desmembrar as tarifas de comunicação do custo do smartphone e reduzir a taxa de cancelamento.

Embora a política não tenha estimulado a competição suficientemente, a pressão para a redução partiu do próprio Suga dizendo “há como reduzir nos planos de grande capacidade”.

Por outro lado, se as 3 tomarem essa iniciativa, ao contrário da estimulação à competição, a predominância das gigantes deverá continuar pois os usuários das muito baratas como Rakuten e outras poderão deixá-las. 

Fica a expectativa para ver o que as 3 irão apresentar.

Fontes: Nikkei e Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prédio de 33 andares em chamas, na Coreia do Sul

Publicado em 9 de outubro de 2020, em Sociedade

Um incêndio de proporção gigantesca queimou um prédio inteiro na região metropolitana na costa sudeste da Coreia do Sul.

Imagem retirada do vídeo publicado por @kyrie16 no Twitter

De acordo com a emissora pública KBS, um incêndio eclodiu em um arranha-céu de 33 andares no centro da cidade metropolitana Ulsan, na Coreia do Sul, após as 23h de quinta-feira (8).

Publicidade

Nesse prédio residencial há também instalações comerciais e centenas de moradores foram evacuados. Diz-se que o incêndio começou no 12.º andar, mas dá para ver que todo o prédio está coberto de chamas nas filmagens feitas localmente.

Há informação de que 88 pessoas foram socorridas por aspirar fumaça. No entanto, não se sabe ainda se alguém ficou para trás e tampouco se houve vítima fatal. 

Na manhã de sexta-feira (9), os bombeiros ainda faziam buscas das pessoas deixadas para trás nas atividades de extinção de incêndio. O ministro da segurança administrativa está no local para apurar detalhes dessa ocorrência e a perícia investiga a causa. 

Assista ao vídeo postado no Twitter.

Fontes: NHK e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!