OCDE espera danos mais brandos da Covid-19 sobre o crescimento global em 2020

Publicado em 17 de setembro de 2020, em Economia

A mais recente atualização da projeção da economia global em 2020 resultou de uma recuperação “mais acentuada do que o esperado” na China.

Neste Artigo:
&nbspOCDE espera danos mais brandos da Covid-19 sobre o crescimento global em 2020
Impacto do coronavírus na Bolsa de Valores e economia global (ilustrativa/PM)

A economia global está projetada a encolher 4,5% em 2020 em relação ao ano passado, disse a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, na quarta-feira (16), atualizando a previsão anterior devido à recuperação gradual de um declínio causado pela pandemia de coronavírus.

Publicidade

A contração estimada do PIB (Produto Interno Bruto) globalmente foi alterada em 1,5 ponto devido ao encolhimento de 6% projetado em junho, presumindo que “surtos locais esporádicos” continuarão, mas serão causados pelas “intervenções locais específicas ao invés de lockdowns nacionais”, disse a OCDE em seu mais recente panorama provisório.

“A produção acelerou após o abrandamento de medidas de confinamento e a reabertura inicial de negócios após a produção global ter colapsado no primeiro trimestre de 2020 enquanto a pandemia de Covid-19 se estabelecia”, disse a OCDE.

“Contudo, o ritmo de recuperação global desacelerou nos meses de verão”, de acordo com o relatório, que é baseado no pressuposto de que uma vacina contra coronavírus não se tornará amplamente disponível até o fim de 2021.

A OCDE espera que a economia mundial se recupere rápido em 2021, projetando uma expansão de 5%, mas alertou que “um ressurgimento mais forte do vírus, ou medidas de contenção mais rigorosas, poderiam cortar de 2 a 3 pontos percentuais do crescimento global em 2021”.

A mais recente atualização da projeção da economia global em 2020 resultou de uma recuperação “mais acentuada do que o esperado” na China, cujo número estimado do PIB neste ano foi modificado de uma contração de 2,6% para crescimento de 1,8%, e algumas outras revisões ascendentes em nações desenvolvidas.

A economia chinesa deve ver um salto de 8% em 2021, revisado para cima de um crescimento de 6,8%.

“Cooperação global melhorada para manter fronteiras abertas e fluxo de negócios livre, investimento e equipamento médico, é essencial para atenuar e suprimir o vírus em todas as partes do mundo e acelerar a recuperação econômica”, de acordo com o relatório.

EUA

Em relação aos EUA, a economia está projetada a encolher 3,8% em 2020, revisado a partir da previsão de junho de uma contração de 7,3%, e deve crescer 4% no ano seguinte.

Japão

A OCDE prevê que a economia japonesa contraia 5,8% neste ano, atualizado da estimativa anterior de um declínio de 6%. Ela deve avançar 1,5% em 2021.

A organização apontou que investimento corporativo e comércio internacional continuam fracos devido a repercussões da pandemia, “retendo a aceleração na produção industrial” em países orientados por exportação como Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

Zona do euro

A economia da zona do euro deve encolher 7,9% em 2020 em relação à projeção anterior de declínio de 9,1%, e crescerá 5,1% no próximo ano.

Fonte: News and Culture


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão