OCDE espera danos mais brandos da Covid-19 sobre o crescimento global em 2020

A mais recente atualização da projeção da economia global em 2020 resultou de uma recuperação “mais acentuada do que o esperado” na China.

Impacto do coronavírus na Bolsa de Valores e economia global (ilustrativa/PM)

A economia global está projetada a encolher 4,5% em 2020 em relação ao ano passado, disse a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, na quarta-feira (16), atualizando a previsão anterior devido à recuperação gradual de um declínio causado pela pandemia de coronavírus.

Publicidade

A contração estimada do PIB (Produto Interno Bruto) globalmente foi alterada em 1,5 ponto devido ao encolhimento de 6% projetado em junho, presumindo que “surtos locais esporádicos” continuarão, mas serão causados pelas “intervenções locais específicas ao invés de lockdowns nacionais”, disse a OCDE em seu mais recente panorama provisório.

“A produção acelerou após o abrandamento de medidas de confinamento e a reabertura inicial de negócios após a produção global ter colapsado no primeiro trimestre de 2020 enquanto a pandemia de Covid-19 se estabelecia”, disse a OCDE.

“Contudo, o ritmo de recuperação global desacelerou nos meses de verão”, de acordo com o relatório, que é baseado no pressuposto de que uma vacina contra coronavírus não se tornará amplamente disponível até o fim de 2021.

A OCDE espera que a economia mundial se recupere rápido em 2021, projetando uma expansão de 5%, mas alertou que “um ressurgimento mais forte do vírus, ou medidas de contenção mais rigorosas, poderiam cortar de 2 a 3 pontos percentuais do crescimento global em 2021”.

A mais recente atualização da projeção da economia global em 2020 resultou de uma recuperação “mais acentuada do que o esperado” na China, cujo número estimado do PIB neste ano foi modificado de uma contração de 2,6% para crescimento de 1,8%, e algumas outras revisões ascendentes em nações desenvolvidas.

A economia chinesa deve ver um salto de 8% em 2021, revisado para cima de um crescimento de 6,8%.

“Cooperação global melhorada para manter fronteiras abertas e fluxo de negócios livre, investimento e equipamento médico, é essencial para atenuar e suprimir o vírus em todas as partes do mundo e acelerar a recuperação econômica”, de acordo com o relatório.

EUA

Em relação aos EUA, a economia está projetada a encolher 3,8% em 2020, revisado a partir da previsão de junho de uma contração de 7,3%, e deve crescer 4% no ano seguinte.

Japão

A OCDE prevê que a economia japonesa contraia 5,8% neste ano, atualizado da estimativa anterior de um declínio de 6%. Ela deve avançar 1,5% em 2021.

A organização apontou que investimento corporativo e comércio internacional continuam fracos devido a repercussões da pandemia, “retendo a aceleração na produção industrial” em países orientados por exportação como Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

Zona do euro

A economia da zona do euro deve encolher 7,9% em 2020 em relação à projeção anterior de declínio de 9,1%, e crescerá 5,1% no próximo ano.

Fonte: News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sony deixará o Brasil e fechará fábrica em Manaus

Publicado em 17 de setembro de 2020, em Brasil

A marca justifica sua saída do Brasil às condições de mercado internacional e tendências para o mercado brasileiro.

Logo da Sony em fone de ouvido (banco de imagens PM)

A Sony confirmou em uma declaração na segunda-feira (14) que está encerrando suas atividades no Brasil e abandonará o segmento de TVs, áudio e câmeras no país.

Publicidade

Consoles da marca PlayStation continuarão a ser vendidos no Brasil, mas somente através de distribuidor.

A Sony também confirmou que fechará sua fábrica de eletrônicos em Manaus, no Amazonas, no fim de março do ano que vem.

Nos meses seguintes, todas as vendas de produtos da Sony nos segmentos afetados também deverão ser interrompidas no Brasil, mas a marca ainda não forneceu uma data específica para isso.

A empresa justifica sua saída do Brasil às condições de mercado internacional e tendências para o mercado brasileiro. Outras divisões da Sony que não trabalham com dispositivos eletrônicos devem se manter no país, as quais incluem a Sony Music e a Sony Pictures.

A TecMundo entrou em contato com a fabricante japonesa para confirmar a autenticidade da declaração, e a companhia divulgou uma nota confirmando que ela está realmente encerrando atividades no Brasil.

“O Grupo Sony sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e sustentabilidade de seus negócios, a fim de responder a rápidas mudanças no ambiente externo. A Sony está realizando todo o melhor tratamento necessário e cuidado especial com seus funcionários”.

“A Sony Brasil continuará a oferecer todo suporte ao consumidor sob sua responsabilidade comercial de acordo com leis aplicáveis e sua política de garantia de produtos”.

“Os outros negócios do grupo Sony no Brasil (Games, Solutions Professionals, Music ePictures Entertainment, incluindo PlayStation) manterão seus fortes desempenhos no mercado local”.

Fonte: Somag News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!