Economia do Japão encolheu mais do que o esperado no 2º trimestre

A confirmação do maior deslize do PIB do Japão em registros remontando a 1955 ocorre enquanto o partido dominante se prepara para escolher um novo premier.

Notas de 10 mil ienes (banco de imagens PM)

A economia do Japão encolheu mais do que o inicialmente estimado no segundo trimestre, visto que despesas de capital foram afetadas pela crise do coronavírus, destacando o desafio que os legisladores enfrentam em evitar uma recessão mais profunda.

Publicidade

Outros dados colocam o desafio em perspectiva, com gastos das famílias e salários caindo em julho, enquanto o amplo impacto da pandemia de Covid-19 manteve o consumo frágil mesmo após a suspensão do estado de emergência no fim de maio.

A terceira maior economia do mundo encolheu anualizados 28,1% em abril-junho, mais do que uma leitura preliminar de contração de 27,8%, mostraram na terça-feira (8) dados de Produto Interno Bruto (PIB) revisados, sofrendo sua pior contração pós-guerra.

A queda recorde quase correspondeu a uma previsão média de mercado de uma contração de 28,6% em uma pesquisa da agência Reuters.

O principal culpado por trás da revisão foi uma queda de 4,7% nas despesas de capital, uma queda bem maior do que uma preliminar de 1,5%, um sinal de que a pandemia de Covid-19 estava afetando setores mais amplos da economia.

A confirmação do maior deslize do PIB do Japão em registros remontando a 1955 ocorre enquanto o partido dominante se prepara para escolher um novo primeiro-ministro após a renúncia repentina no mês passado de Shinzo Abe, o premier com o mandato mais longo no país.

O provável sucessor de Abe, o assessor de longo tempo Yoshihide Suga, enfrenta o difícil equilíbrio de tentar conter o vírus sem sufocar a economia.

“O próximo primeiro-ministro terá que estabelecer medidas contra o coronavírus como primeira prioridade”, disse o economista Masaki Kuwahara da Nomura Securirties Co. “A economia deve ver uma recuperação de dois dígitos, mas o ritmo de retomada será lento”.

É provável que o Banco do Japão – BOJ eleve sua avaliação econômica na reunião da próxima semana para indicar que a queda do Japão atingiu o fundo, sem manifestar otimismo sobre a perspectiva, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

Mesmo assim, oficias do BOJ veem pouca necessidade de tomar mais ações políticas agora porque mercados financeiros estão estáveis e as companhias têm acesso a créditos, disseram as fontes.

Suga, atual secretário-chefe do gabinete, seria uma escolha de continuidade. Ele quer pregar o caminho de Abe que inclui massivo estímulo monetário e uma abordagem flexível de gastos, mas também tomaria mais ação se necessários para salvar empregos.

Analistas veem o PIB se recuperando cerca de 13% neste trimestre, não suficiente para compensar três trimestres consecutivos de contração.

A Bloomberg Economics argumenta que a economia pode nunca recuperar sua dimensão pré-pandemia porque a crise atrasou ainda mais reformas vitais necessárias antes do encolhimento da população do Japão causar declínios a mais longo prazo.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresa no Japão desenvolve teste rápido para diagnóstico simultâneo de coronavírus e influenza

Publicado em 8 de setembro de 2020, em Sociedade

O teste é o primeiro no mundo que pode identificar simultaneamente o coronavírus e influenza A e B a partir de amostras de saliva.

Médico segurando tubo de teste de saliva (ilustrativa/banco de imagens PM)

Um novo e super-rápido teste de reação em cadeia da polimerase – PCR que pode identificar simultaneamente o novo coronavírus e os tipos A e B da influenza a partir de uma única amostra de saliva em 18 minutos será vendido já no fim de 2020, disse na segunda-feira (7) uma fabricante de maquinários na central do Japão.

Publicidade

Até agora, testes PCR levavam 2 horas para apresentar resultados. Mas além do novo coronavírus, o novo teste é capaz de fornecer resultado de diagnóstico positivo ou negativo para influenza A e B.

A Shibuya Corp., que é sediada na cidade de Kanazawa (Ishikawa) e está desenvolvendo o novo produto, é especializada em máquinas de preenchimento de líquido e outros dispositivos. A companhia diz que ajudará nos esforços para lidar com a propagação esperada tanto de influenza como do novo coronavírus a partir do outono.

De acordo com a companhia e sua parceira desenvolvedora, o empreendimento conjunto da Universidade de Kagoshima, a SUDx-Biotech Corp., o método reduz o trabalho em torno de processos incluindo centrifugação, em que partículas são separadas baseadas em tamanho, formato e densidade uma da outra em um determinada solução, e utiliza equipamento de alta especificação para criar temperaturas em que o vírus pode se multiplicar facilmente. Espera-se que isso também reduza as taxas de diagnósticos de falsos-positivos.

As companhias têm a intenção, dentro de um ano, de apresentar o teste ao Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar como dispositivo médico, e espera vender centenas deles a instalações de saúde no ano fiscal de 2020.

Ambas as firmas dizem que o teste é o primeiro no mundo que pode identificar simultaneamente três vírus a partir de amostras de saliva.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!