Preço da gasolina sobe pela 12.ª semana consecutiva

A tendência é de aumentar ainda mais durante as férias de verão. Veja as províncias com preços mais elevados.

Abastecendo o carro (NHK)

O preço médio do varejo por litro de gasolina regular anunciado na quarta-feira (5) pelo METI-Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão é de 134,50 ienes em 3 deste mês, ou  2,20 ienes a mais do que na pesquisa anterior em 27 de julho. 

Publicidade

Esse ajuste de preços foi pela 12.ª semana consecutiva. Essa faixa de aumento foi a maior em cerca de 10 meses, pois o último foi em outubro do ano passado. A causa é a redução da produção coordenada dos países produtores de petróleo do Oriente Médio.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Centro de Informações sobre Petróleo, cada empresa vendedora elevou o preço de atacado o que refletiu no preço de varejo nos postos de combustível. O aumento de preço deve continuar na próxima semana.

Os preços do litro da gasolina aumentaram em 43 das 47 províncias. O maior aumento ocorreu em Toyama, de 4,80 ienes. Em Iwate foi de 4,70 e em Shimane foi de 4,30 ienes.

Fontes: Chunichi e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

População japonesa diminui enquanto a estrangeira aumenta

Publicado em 6 de agosto de 2020, em Sociedade

O governo divulgou os dados populacionais mostrando queda de 500 mil japoneses em 43 das 47 províncias. A população estrangeira aumentou.

Pessoas andando em Tóquio (ANN)

Na quarta-feira (5) o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações anunciou uma pesquisa demográfica baseada no Registro Básico de Residentes em 1.º de janeiro deste ano.

Publicidade

O total da população japonesa nessa data é de 124.271.318, com queda de 505.046, a maior desde 1968, pelo 11.º ano consecutivo.

Em contrapartida o número de estrangeiros aumentou para 2.866.715, 7,5% a mais que no ano anterior.

A população em idade produtiva – 15 a 64 anos – representa 59,3% da população japonesa total, caindo abaixo de 60% pelo terceiro ano consecutivo, estabelecendo um novo recorde negativo. A dos estrangeiros é de 85,3%, principalmente por causa dos estagiários técnicos, na faixa dos 20 anos.

Para continuar com o crescimento econômico, é necessário que os setores público e privado criem um ambiente em que os idosos possam continuar trabalhando e prolongar a idade da aposentadoria. 

A redução natural, diferença entre o número de mortes e o número de nascimentos, foi de 511.998, a maior redução já vista.

Houve aumento populacional de japoneses somente em 3 das 47 províncias: Tóquio, Kanagawa e Okinawa. 

Em relação aos estrangeiros só não teve aumento em Shimane. Tóquio é onde tem 573.329, representando cerca de 4% da população total da área metropolitana. As províncias com maior número de população estrangeira são Tóquio, Aichi e Osaka.

Fontes: Nikkei e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!