Fase de expansão econômica do Japão se encerrou em 2018

Apesar da mais recente expansão econômica do Japão ser a segunda mais longa do país no período pós-guerra, a taxa de crescimento continuou pequena.

Notas de 10 mil ienes (banco de imagens PM)

O Escritório do Gabinete do Japão reconhecerá provisoriamente que a mais recente fase de expansão econômica do país, que iniciou em dezembro de 2012, chegou ao fim em outubro de 2018, soube o jornal Nikkei, em um revés para o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Publicidade

O escritório aprovará oficialmente o julgamento após uma opinião a ser expressa em um iminente estudo de grupo de economistas.

Identificando outubro de 2018 como o pico da performance do país, sinalizando portanto o início de uma fase de contração, significaria que a expansão, a qual teve início durante o mês em que Abe assumiu seu segundo período como líder do Japão, durou por 71 meses.

Isso significaria que o país falhou em vencer a duração do chamado auge econômico Izanami, uma expansão de 73 meses que durou até fevereiro de 2008 e que é um recorde para o Japão no período após a 2ª Guerra Mundial.

Abe chegou ao poder no fim de 2012 prometendo reavivar a terceira maior economia do mundo com sua política de assinatura “Abenomics” combinando facilitação monetária agressiva, flexibilidade fiscal e grandes reformas socieconômicas, atingindo sucessos antecipados.

Mas outubro de 2018 se sobrepõe ao período quando exportações japonesas e produção industrial estagnaram significativamente devido ao impacto do conflito comercial entre EUA e China.

Apesar da mais recente expansão econômica do Japão ser a segunda mais longa do país no período pós-guerra, a taxa de crescimento continuou pequena.

Um indicador chave que avalia o estado da economia saltou 11,4 pontos durante a expansão recente, enquanto no auge Izanami aumentou 26 pontos. A 1,1%, a taxa média de crescimento anual também foi abaixo do 1,6% da de Izanami.

O enfraquecimento relativo da mais recente expansão foi amplamente devido às dificuldades no setor doméstico. Embora as companhias tenham tido lucros, os salários continuaram baixos.

Seguridade social e encargos fiscais também aumentaram durante o período. Muitos economistas preveem que a economia está em um caminho de recuperação após chegar ao fundo entre abril e junho, que é quando o Japão emitiu um estado de emergência destinado a evitar a propagação do coronavírus.

Entretanto, Tóquio está novamente vendo um aumento em novas infecções, levando autoridades a pedirem às pessoas que evitem viagens desnecessárias. Será um desafio para o Japão atingir um balanço entre medidas de recuperação econômica e esforços de controle do vírus.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Eventos serão restritos até 31 de agosto

Publicado em 23 de julho de 2020, em Sociedade

Atuais restrições sobre eventos de grande escala estarão em vigor até o fim de agosto, disse o ministro da revitalização econômica.

Tokyo Dome (banco de imagens PM)

O Ministro da Revitalização Econômica, Yasutoshi Nishimura, disse que atuais restrições sobre eventos de grande escala estarão em vigor até o fim de agosto.

Publicidade

O governo havia planejado permitir a realização de eventos com mais de 5 mil participantes, ocupando instalações em cerca da metade de suas capacidades, com início em 1° de agosto.

Nishimura, que também é ministro responsável pela resposta ao coronavírus, buscou opiniões sobre este plano na quarta-feira (22) de um subcomitê de especialistas do governo.

Ele disse aos repórteres após a reunião que especialistas alertaram contra o relaxamento de restrições à luz do recente número de infecções por coronavírus.

Nishimura acrescentou que o governo continuará buscando maneiras de relaxar limites de capacidade, baseado em simulações feitas pelo supercomputador Fugaku e outros dados.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!