Governo japonês eleva avaliação econômica em junho

O governo eleva panorama pela primeira vez desde 2018 em relatório de avaliação em junho.

Notas de ienes (PM)

A nova avaliação econômica do governo japonês tem bom ânimo a partir de sinais de melhora nos gastos do consumidor e sentimento de negócios após a suspensão em fases de um estado de emergência no fim de maio.

Publicidade

O governo japonês elevou sua avaliação econômica em junho pela primeira vez desde 2018, visto que uma deterioração aguda causada pelo surto do novo coronavírus havia quase chegado ao fim.

Embora a economia tenha se mantido em uma “situação extremamente severa” devido à pandemia de coronavírus, ela havia “quase parado de piorar”, de acordo com o relatório de junho.

O Japão deve sofrer sua pior queda pós-guerra neste trimestre, mas a nova avaliação do governo tirou ânimo de sinais de melhoria nos gastos do consumidor e sentimento de negócios após a suspensão em fases de um estado de emergência no fim de maio.

O primeiro-ministro Shinzo Abe declarou a emergência em abril e pediu às pessoas que ficassem em casa e que negócios fechassem para prevenir a propagação do vírus.

“A economia ainda está em uma tendência levemente decrescente, mas a deterioração aguda acabou”, disse um oficial do Escritório do Gabinete, acrescentando que qualquer aceleração na economia dependeria de como os empregos e salários evoluem.

O governo melhorou sua perspectiva sobre gastos do consumidor pela primeira vez desde janeiro de 2018, citando sinais de melhoria visto que varejistas e restaurantes reabriram suas portas.

E o governo também elevou sua avaliação sobre sentimento de negócios pela primeira vez desde abril de 2017, dizendo que estava mostrando sinais de aceleração também, após um índex de sentimento do setor de serviços ter aumentado pela primeira vez em maio.

Contudo, como a demanda externa continuou limitada, o governo manteve suas perspectivas sobre exportações, dizendo que elas estavam “caindo rapidamente” e a produção em fábricas também estava diminuindo.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: Tóquio suspende todas as restrições sobre negócios

Publicado em 19 de junho de 2020, em Sociedade

As restrições sobre negócios foram suspensas em meio a sinais de que a pandemia de coronavírus está diminuindo na capital japonesa.

Pessoas atravessando rua em Tóquio (PM)

Tóquio suspendeu todas as restrições sobre negócios nesta sexta-feira (19) em meio a sinais de que a pandemia de coronavírus está diminuindo na capital japonesa, embora preocupações continuem sobre uma potencial segunda onda de infecções.

Publicidade

As pessoas no Japão não serão mais solicitadas a evitarem viajar pelas fronteiras provinciais, visto que o governo central também suspendeu a restrição na esperança de dar um impulso nas atividades econômicas do país que haviam sido desaceleradas pela pandemia.

O governo metropolitano retirou seu pedido de fechamento temporário sobre locais de música ao vivo, clubes noturnos e estabelecimentos de entretenimento similares onde as pessoas entram em contato próximo em espaços fechados, saindo da última fase de seu processo de relaxamento de três estágios.

Grande parte dos negócios já havia começado a operar sob os estágios anteriores.

Restaurantes foram permitidos a retornar aos negócios como de costume com a suspensão do pedido do governo para que eles reduzissem seus horários de funcionamento.

O relaxamento de restrições ocorre apesar da capital ainda registrar novas infecções por coronavírus em dois dígitos, com mais de 90 pessoas no total retornando com testes positivos no período de segunda a quarta-feira.

Só na segunda-feira (15), Tóquio registrou 48 novas infecções, marcando o maior número diário desde 5 de maio.  A capital também registrou 41 novos casos na quinta-feira (18).

As infecções se espalharam em Tóquio a partir do fim de março, com o total de novos casos diários ultrapassando 200 em meados de abril. Enquanto os números tenham caído em maio, houve um aumento após o estado de emergência ter sido suspenso em 25 do mesmo mês.

No início desta semana, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que aumentos recentes no total diário refletiram esforços para rastrear rotas de infecção e melhor cooperação da indústria noturna em relação a testes. Ela manteve que o aumento não indica níveis em agravamento de transmissão comunitária.

Tóquio, com uma população de cerca de 14 milhões, definiu um plano de três fases para relaxar as restrições relacionadas ao vírus ao estabelecer marcos numéricos de infecções, com museus e escolas reabertos no primeiro estágio, seguindo a suspensão no fim de maio de um estado de emergência.

Na segunda fase de relaxamento a partir de 1º de junho, instalações de esportes e teatros foram reabertos, e na terceira fase a partir de 12 de junho, pachinkos e karaokês tiveram permissão para retomarem as operações.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!