Crise sem precedentes no Japão e previsão de alto índice de desemprego

Em abril quase 6 milhões de trabalhadores estiveram afastados de seus postos, colocando-os em situação econômica difícil.

Cruzamento de Shibuya antes da pandemia (Flickr)

No sábado (30) o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações divulgou o número de trabalhadores afastados temporariamente pelas empresas, ou em licença. 

Publicidade

Somaram 5,97 milhões de pessoas, ou 9% do total de 68 milhões, recorde na história do país. Segundo os jornais, esses trabalhadores estão sofrendo com a queda brusca na renda ou sem rendimento.

Essa situação foi desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Também houve uma queda de trabalhadores não regulares, de 970 mil, em comparação ao mês anterior. Assim, o potencial desemprego está aumentando, pois há grande possibilidade de parte dos trabalhadores em licença se tornarem desempregados.

Crise sem precedentes

É fato que anualmente em abril, por conta do fechamento do ano fiscal em março, as empresas e indústrias reduzem o quadro de funcionários não regulares como arubaitos, part timers e enviados por empreiteiras. Mas os números mostram que este ano, por causa do impacto do efeito coronavírus nas empresas, com piora do faturamento, ocorreu uma inflamação de rompimento de contrato com esses trabalhadores. 

Para reduzir os custos fixos as empresas dispensaram seus funcionários em abril. Foram 1,4 milhão de arubaitos e part timers, 110 mil haken, entre outros, incluindo os regulares. Muitos deles trabalham em indústrias ligadas às grandes montadoras de veículos, afetadas pelo coronavírus. Com o estado de emergência o país amargou uma crise sem precedentes.

O número de trabalhadores em licença poderá ser maior do que os registros obtidos nos órgãos oficiais, pois foi baseado naqueles que requisitaram o subsídio do período de folga imposta. Existe a possibilidade de muitos não terem recebido esse subsídio, ficando sem renda, portanto, não entraram no levantamento de dados.

Desempregadas ocultas e pior índice pós-guerra

“Não esperava que o número de trabalhadores em licença aumentasse para esse nível”, disse Taro Saito, diretor de pesquisa econômica do Instituto de Pesquisa NLI. Existem pessoas chamadas de desempregadas ocultas que estão esperando em casa sem procurar emprego, por isso, mesmo que percam o emprego, mas não serão incluídas nas estatísticas. “A deterioração da taxa de desemprego desta vez é pequena, mas é melhor não subestimá-la”, apontou analisando que poderá subir para 4%. 

O índice de desemprego em abril foi de 2,6%, o pior desde 2017. Um analista entrevistado pelo Tokyo Shimbun, ex-funcionário do Banco do Japão, aponta que esse índice poderá chegar a 6% em maio. Se isso ocorrer será o pior do pós-guerra. 

“O governo deveria se concentrar na rápida implementação de medidas existentes, como subsídios de ajuste de emprego e benefícios sustentáveis”, analisou Saito.

Fontes: Nikkei, Sankei, Chuo Nippo e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Companhias aéreas intensificam medidas contra coronavírus

Publicado em 1 de junho de 2020, em Notícias do Mundo

A Associação Internacional de Transportes Aéreos estima que poderia levar 4 anos para a demanda por voos internacionais retornar ao nível de 2019.

Passageiros de máscara em Bangkok, Tailândia (ilustrativa/PM)

A indústria da aviação vem sendo duramente atingida pela pandemia do novo coronavírus, enquanto companhias aéreas cortaram ou cancelaram voos em uma escala sem precedentes.

Publicidade

Para atrair passageiros de volta, aéreas estão fazendo de tudo para protegê-los contra infecções, visto que elas se prepararam para reiniciar voos.

Comissários da Philippine Airlines servirão os passageiros usando vestimenta de proteção completa. Isso faz parte dos esforços de reequipamento da companhia antes de retomar voos regulares nesta segunda-feira (1º).

Uma fabricante de poltronas para aeronaves também surgiu com uma nova configuração de assentos. Para manter a distância ente os passageiros, as poltronas do meio ficam viradas para trás. Os assentos também serão separados por cortinas de plástico.

A tecnologia também está representando um papel importante. A Etihad Airways planeja uma nova geração de máquinas de check-in.

Agora, não há necessidade de tocar a tela, visto que os passageiros podem concluir os procedimentos de embarque ao mover o cursor com os movimentos de suas cabeças.

Principais companhias aéreas japonesas como a All Nippon Airways – ANA pedirão aos passageiros que usem máscaras quando passarem pela verificação de segurança antes de chegar aos portões de embarque, assim como a bordo das aeronaves.

A Japan Airlines – JAL manterá as poltronas do meio vazias até o fim de junho a fim de permitir uma distância segura entre os passageiros.

O professor Tozaki Hajime da Universidade J.F Oberlin diz que “companhias aéreas tentaram oferecer mais conveniência, incluindo viagem barata. Agora que os passageiros estão preocupados com o coronavírus, medidas de proteção serão levadas em consideração por muitos quando escolherem uma companhia aérea”.

Contudo, medidas rigorosas para prevenir infecções poderiam significar tarifas mais caras e outras inconveniências para os passageiros. A Associação Internacional de Transportes Aéreos – IATA estima que poderia levar 4 anos para a demanda por voos internacionais retornar ao nível do ano passado.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!