Uniqlo e GU incentivam clientes a usar sacola ecológica

Publicado em 19 de fevereiro de 2020, em Economia

As duas marcas populares no Japão sob o guarda-chuva da Fast Retailing querem reduzir o consumo de plástico e incentivar clientes a usar ecobag.

Neste Artigo:
&nbspUniqlo e GU incentivam clientes a usar sacola ecológica
Fachada de uma das lojas Uniqlo (ANN)

As duas marcas da Fast Retailing – Uniqlo e GU – informaram na terça-feira (18) que a partir de 1.º de abril deste ano passarão a cobrar pelas sacolas de papel, em toda rede de lojas, mais de 1,2 mil em todo país. 

Publicidade

Independente do tamanho delas se o consumidor quiser colocar as compras para levar para casa pagará 10 ienes pela unidade.

Ao mesmo tempo a empresa está migrando as embalagens de plástico para outras alternativas. Antecipando a esse movimento, a empresa começou a mudar gradualmente as sacolas plásticas para as de papel a partir de setembro de 2019.

Também está vendendo sacolas ecológicas em todas as lojas Uniqlo e GU. Ou, recomenda que o cliente a traga a sua ecobag de casa.

&nbspUniqlo e GU incentivam clientes a usar sacola ecológica
Sacolas de papel a ¥10 ou uso de ecobag (divulgação)

Em julho do ano passado a empresa estabeleceu uma meta de reduzir em 85% a quantidade de plásticos em 2020 – sejam de embalagens ou de sacolas – em relação a 2018. Isso se traduz em 8,5 mil toneladas de plástico.

As novas sacolas já introduzidas usam papel certificado pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal) ou reciclado. 

Outras marcas no mesmo caminho

A Muji também segue o mesmo processo abolindo as sacolas plásticas substituindo-as pelas de papel, gradativamente a partir de março deste ano, com planos de estabelecer essa atitude em todas as lojas até junho.

As embalagens dos produtos também passarão a ser confeccionadas com papel reciclado, parcialmente, desde a primavera-verão do ano passado. A partir de fevereiro deste ano nos atuais canudos de papel oferecidos nos cafés da empresa será usada fibra de bambu.

A rede de lojas H&M já está pedindo aos clientes que paguem 20 ienes pelas sacolas de papel, em substituição das anteriores de plástico, desde dezembro de 2018.

Fontes: ANN e WWD Japan


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!