Salários iniciais dos jovens recém-formados no Japão

Publicado em 5 de dezembro de 2019, em Economia

O governo divulgou o resultado da pesquisa salarial dos jovens recém-formados, desde o colegial à pós-graduação, começando a carreira.

Neste Artigo:
&nbspSalários iniciais dos jovens recém-formados no Japão
Cédulas da moeda japonesa (Flickr)

No Brasil cada profissão tem um piso salarial estabelecido, embora um iniciante possa ingressar no primeiro emprego formal ganhando menos.  

Publicidade

Já no Japão os salários médios dos jovens recém-formados que ingressam nas empresas não têm piso por categoria, desde que respeitada a lei do salário mínimo vigente em cada província. 

Segundo divulgação do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, desde 1996, quando se iniciou a pesquisa salarial para iniciantes, foi a primeira vez que a média de um recém-formado em faculdade ultrapassou os 210 mil ienes mensais. 

Diferença entre o formado no colegial com o da faculdade

Em 2019 a média do graduado na faculdade foi de 212 mil ienes, com aumento pelo quarto ano consecutivo. Em relação ao ano passado houve um aumento de 3,5 mil ienes. Ainda há uma diferença entre os salários iniciais dos homens e das mulheres. Eles ficaram com média de 212.800 enquanto elas, 206.900 ienes. 

A pesquisa foi conduzida em mais de 15 mil empresas que têm mais de 10 funcionários, em todo país. Atribui-se o aumento aos salários de iniciantes nas respectivas carreiras a falta de mão de obra especialmente nos segmentos do comércio, médico e de bem-estar. 

Em relação aos pós-graduados o inicial ficou na média de 238.900 ienes. Para os formados em faculdades de curta duração e cursos técnicos a média é mais baixa, de 183.900 ienes. A redução é um pouco mais acentuada quando o jovem é formado no colegial, de 167.400 ienes.  

A diferença entre os salários dos formados em colegial com o da faculdade é de 45,4 mil ienes mensais. Anualmente chega a 544.800 ienes.

Fontes: NHK e Yomiuri


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão