Caviar verde deixa de ser exclusivo de Okinawa

Na tradução literal ‘umibudou’ é uva do mar, alga suculenta, conhecida como típica e exclusiva de Okinawa, passa a ser produzida em outra província.

Delicioso e nutritivo ‘umibudou’ está sendo cultivado em outra província (Flickr)

Uma das preciosidades do mar, conhecida como caviar verde (海ぶどう, lê-se umibudou), a Caulerpa lentillifera, conhecida como exclusividade de Okinawa está perdendo esse título. 

Publicidade

A cidade de Takehara (Hiroshima) já está cultivando a que poderia ser traduzida para o português como uva do mar. E desde julho deste ano passou a comercializar essa alga para os residentes e turistas.

Segundo um programa de tevê local, o sabor é igual à de Okinawa. O motivo de iniciar o cultivo local, em uma cidade a 100Km de distância da original parece estar no envelhecimento dos pescadores.

O cultivo está sendo feito em uma aquicultura com 4 tanques na água do Mar Interior de Seto. Não tem muito tempo que os pescadores da cooperativa Geinan observaram que umas algas parecidas apareceram na costa da cidade. 

Então, viajaram até Okinawa para ver como se cultiva e voltaram animados. O cultivo é feito em água com temperatura de 23ºC e em 1 mês está pronta para colheita.

Além de ser mais fácil para os pescadores com idade avançada, média de 70 anos, o preço tem estabilidade. Pode ser vendida a 6 a 7 mil ienes o quilo.

Os 25 associados vêm cultivando experimentalmente há 3 anos e somente este ano se consideraram bem sucedidos. 

As uvas do mar estão sendo vendidas em supermercados e michi no eki da cidade mas pretendem expandir, levando para a capital e outras. 

Umibudou não é exclusividade do Japão 

Embora no Japão essa alga era considerada exclusividade de Okinawa, nos demais países asiáticos já se come há muito tempo. Filipinas, Malásia, Vietnã, Taiwan e Coreia do Sul também a levam à mesa. 

Umibudou com porção de rafte, prato típico de Okinawa feito com costelas de porco (Flickr)

Em cada país o molho pode ser diferente. Mas é sempre servida crua, depois de bem lavada em água corrente. É ótima para ser colocada em saladas e para acompanhamento de peixes e carnes, pela sua textura e sabor suave. 

Nutrição para beleza e saúde

De baixíssima caloria (100g=4kCal) tem ricos nutrientes para a beleza da pele, por isso, é a queridinha das mulheres. A uva do mar (umibudou) é rica em magnésio, ferro, cálcio e iodo, de maneira bem equilibrada, além de ter ácido hialurônico, indispensável para manter a pele bonita.

Além disso, contém um componente chamado fucoidan, que suprime a produção de melanina e pode prevenir manchas e sardas. Também é conhecido para prevenir o câncer.

Para a saúde os minerais ajudam a evitar o estresse e são importantes para os ossos e dentes. Essa alga contém uma grande quantidade de fibras, por isso, ajuda no bom funcionamento do intestino. 

Se ainda nunca provou vale a pena experimentar esse sabor inusitado e, claro, nutritivo.

Fontes: J-Town e Miyako

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonesa é encontrada gravemente ferida no prédio em Bali

Publicado em 26 de novembro de 2019, em Ásia

A polícia local informou que a mulher encontrada inconsciente na área de um prédio é uma japonesa, com possibilidade de assalto.

Jimbaran, um dos belos locais em Bali (Flickr)

Segundo informações das autoridades locais uma mulher de 38 anos, japonesa, residente na região de Denpasar, em Bali, ilha da Indonésia, foi encontrada gravemente ferida na segunda-feira (25).

Publicidade

A investigação foi aberta como possibilidade dela ter sido vítima de assalto, pois havia sinais de enforcamento no seu pescoço. Ela foi encontrada caída na área do edifício, sendo que é moradora do segundo andar. 

Há testemunhos de que a japonesa caiu do seu apartamento ao fugir de alguém. Mas também pode ter sido jogada de lá.

Foi socorrida porque a segurança do prédio ouviu um grito e em seguida a encontrou caída. Seu estado é grave, pois está inconsciente. 

Bali é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo e também pelos japoneses. O consulado japonês de Denpasar está acompanhando o caso.

Fontes: ANN e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!