Presidente da Nissan teria recebido compensação fraudulenta, mas culpou Kelly e Ghosn

Publicado em 5 de setembro de 2019, em Economia

A suspeita veio à tona na quinta-feira, após levantamento realizado internamente. Saikawa teria recebido dezenas de milhões de ienes a mais.

Neste Artigo:
&nbspPresidente da Nissan teria recebido compensação fraudulenta, mas culpou Kelly e Ghosn
Saikawa, em frente à sua residência, na manhã de quinta-feira (JNN)

Hiroto Saikawa, CEO e presidente da Nissan, é suspeito de ter recebido dezenas de milhões de ienes como compensação, violando o regulamento interno da montadora. 

Publicidade

Entrevistado às 7h30 de quinta-feira (5) em frente à sua residência se defendeu dizendo que não instruiu e deixava tudo por conta do então diretor Gregory Kelly, preso no mesmo dia que Carlos Ghosn.

“Fui totalmente discricionário e reconheci que estava sendo feito corretamente. Naquela época, confiei ao secretariado”, se referindo a Greg Kelly, então diretor representante.

Em relação ao presidente, há suspeita de que ele tenha recebido um valor elevado para compensação executiva vinculada ao preço das ações da Nissan, em violação aos regulamentos internos. Isso foi descoberto em levantamento interno no dia 4 e veio à tona na quinta-feira. Ele também demonstrou ideia de revisar o próprio sistema.

‘Culpa’ de Kelly e Ghosn

“Esse é um dos mecanismos do sistema Ghosn, analisando que vamos mudando, gostaria de expor na reunião do conselho”, argumentou. Demonstrou vontade de devolver o que recebeu a mais. Em junho um semanário entrevistou Kelly e esse teria dito que Saikawa recebeu 47 milhões de ienes a mais.

A Nissan tem como objetivo restaurar a confiança depois que o ex-presidente Ghosn foi preso, acusado de crimes como violação da lei das empresas. Mas o poder central parece ter sido afetado pela suspeita de compensação ilegal do presidente Saikawa, que criticou as ações dele. Agora, pode ser que a venha à tona a discussão sobre a responsabilidade do atual CEO.

Se a fraude for reconhecida, o poder centrípeto de Saikawa diminuirá e a administração da Nissan poderá afetada, já que ele não só ignorou as supostas más condutas de Carlos Ghosn como também se beneficiou.

Fontes: Sankei, JNN, Yomiuri e News Week Japan


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!