Tensão entre Japão e Coreia do Sul aumenta: boicote de produtos japoneses

Publicado em 11 de julho de 2019, em Ásia, Economia

Boicotes contra produtos japoneses na Coreia do Sul aumentam após intensificação das restrições de exportação de produtos coreanos pelo governo japonês. Saiba mais.

Neste Artigo:
&nbspTensão entre Japão e Coreia do Sul aumenta: boicote de produtos japoneses
Manifestação na última sexta-feira (5) na Embaixada do Japão em Seul, à esquerda, e supermercados se recusando a vender produtos japoneses, à direita

Após a intensificação das regras de exportação de materiais de semicondutores vindos da Coreia do Sul pelo governo japonês, as atividades de boicote de produtos japoneses vêm crescendo na Coreia. O movimento está crescendo nas mídias sociais locais por parte dos próprios usuários.

Publicidade

Recentemente, a imagem do Sol da bandeira do Japão na palavra “NO” com a mensagem “Não irei, não comprarei” repercutiu bastante no Twitter e no Instagram na Coreia do Sul. Essa imagem faz parte do movimento de boicote a produtos japoneses. A figura era compartilhada com a hashtag “#boycottjapan”, e vinha acompanhada de mensagens como “Vamos priorizar e consumir os produtos coreanos” e “Participarei dos boicotes”.

&nbspTensão entre Japão e Coreia do Sul aumenta: boicote de produtos japoneses
Logo do boicote a produtos japoneses compartilhado no Twitter

O anúncio da intensificação das restrições de exportação contra a Coreia do Sul foi feito no dia 1° deste mês. Após isso, as críticas e revoltas contra o Japão vêm crescendo na Coreia. No dia 5 do mês, várias organizações autônomas se reuniram em frente à Embaixada do Japão em Seul e fizeram uma manifestação.

&nbspTensão entre Japão e Coreia do Sul aumenta: boicote de produtos japoneses
Manifestação na frente da Embaixada do Japão em Seul (Imagem: FNN)

Imagens divulgadas pelo jornal da FNN mostram os participantes carregando faixas e pisando em caixas com logos de marcas japonesas.

&nbspTensão entre Japão e Coreia do Sul aumenta: boicote de produtos japoneses
Manifestantes pisam em caixas com logos de marcas japonesas (Imagem: FNN)

O movimento chegou até a supermercados e lojas de varejo locais. A imagem de um funcionário de supermercado retirando cervejas, cigarros e alimentos japoneses das prateleiras para devolvê-los foi bastante divulgada nas mídias.

&nbspTensão entre Japão e Coreia do Sul aumenta: boicote de produtos japoneses
Funcionário de supermercado retira produtos japoneses, em 7 de julho (Imagem: YONHAP NEWS)

Segundo mídias coreanas, o supermercado “e-mart” registrou queda de 15.6% em vendas de cervejas japonesas entre os meses de janeiro a setembro. Por outro lado, a venda de cervejas coreanas aumentou em 19%, “mostrando o impacto do boicote”, segundo funcionários do “e-mart”.

Contudo, não se sabe até onde o movimento irá se estender. O The Chosun Ilbo, um dos principais jornais do país, explica que “(o boicote) só irá impactar as empresas coreanas que fazem comércio com empresas japonesas” e pede por “uma ação mais inteligente”.

O jornal JoongAng Ilbo, um dos “três grandes” da Coreia do Sul, enfatizou que “não é possível cortar as relações comerciais entre o Japão e a Coreia” e pediu por comportamento mais calmo.

Fonte: Jiji Press, Yahoo e FNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
UNIP Faculdade à distância
Kumon - Estude japonês!