Camaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão

Publicado em 11 de julho de 2019, em Economia

O Camaro tem uma ótima aceitação entre jovens e é um dos carros mais vendidos entre os jovens em território nacional.

Neste Artigo:
&nbspCamaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão
Chevrolet Camaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão

Há muito tempo, o desinteresse dos jovens por carros é algo frequentemente abordado.

Publicidade

As fabricantes realmente estão enfrentando dificuldades em lançar carros para o público jovem. Contudo, no Japão, um carro inesperado está ganhando espaço entre os jovens. Trata-se do Chevrolet Camaro, um carro esportivo da General Motors.

O primeiro modelo do Camaro surgiu nos anos 1960. O atual é o 6 sucessor, que foi lançado em 2017. É característico pela sua carroceria baixa e linhas impactantes, típicos em veículos americanos.

&nbspCamaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão

Se o mercado de carros importados já é relativamente pequeno, o de carros americanos é ainda menor. Mesmo assim, eles vêm conquistando cada vez mais espaço no território japonês.

A GM Japan acreditava que o novo Camaro seria popular entre o público de idade média ou avançado, visto que os carros americanos eram sonho de consumo na época em que foi lançado.

Contudo, segunda a empresa, foram vendidos cerca de 6 milhões de veículos em 2018 e, a maior parcela dos consumidores, cerca de 29%, era de jovens na faixa dos 20 anos. Somando as aquisições por jovens de 18 a 20 anos, o número sobe para a casa dos 30%.

&nbspCamaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão

Mesmo entre os veículos importados, são raros os casos de carros populares nessa faixa etária. “Estamos espantados. Nosso objetivo inicial era atingir as pessoas com 50 anos ou mais”, disse o porta-voz da GM Japan.

Mas que tipo de pessoa está comprando o Camaro?

Dentre as fabricantes japonesas, por exemplo a Honda, o carro mais vendido da marca entre os jovens é o Civic, com cerca de 22% dos consumidores sendo jovens de 18 até 29 anos. O preço inicial é de ¥2,8 milhões. No caso da Nissan, o X-Trail, SUV da marca, é um dos mais populares entre os jovens.

&nbspCamaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão

Por outro lado, o preço inicial do Camaro é de ¥5,29 milhões (impostos inclusos), um valor muito alto, especialmente para os jovens. As fabricantes japoneses acreditam que apenas as camadas especiais com muito dinheiro estão comprando.

Entretanto, segundo a GM, apenas 30% das aquisições foram feitas em dinheiro vivo. “Muitos consumidores parcelaram a compra do veículo e também há muitos assalariados que não são maníacos por carros”, explica a empresa.

O motivo está nos filmes do Transformers

Você se lembra do Bumblebee? Ele é um robô do filme Transformers que consegue se transformar em um Camaro amarelo. Por causa do filme, aumentou o número de jovens com interesse no Camaro e essa tendência foi exportada para o Japão.

&nbspCamaro é um dos carros mais populares entre os jovens no Japão
Bumblebee, personagem do filme Transformers, e Camaro lado a lado

Shigeki Yoshisawa, 23, residente em Matsumoto (Nagano), disse que comprou o carro há 2 anos porque ficou apaixonado após ter visto Transformers quando era apenas um estudante do primário. “Eu não gostava muito de carros. Mas fui muito impactado pelo filme. O Camaro tem uma beleza que não existe nos carros japoneses e originalidade. Valeu a pena ter guardado dinheiro por 3 anos”, disse.

O jornalista automotivo Masamichi Ishii explica: “As pessoas que têm o hobby de comprar carros estão principalmente na faixa dos 50 a 60 anos. São raros os casos de carros que vendem tanto entre os jovens. O Camaro preserva o ar americano, então, tem um apelo ainda mais forte entre os carros americanos. Se a originalidade do carro for bem explorada, mesmo carros caros poderiam despertar o interesse de consumo dos jovens.”

Mesmo sendo tão popular, o Camaro representa apenas 1% das vendas de carros importados no Japão. Contudo, foi o mais popular entre os jovens e pode alavancar as vendas em todo o território japonês.

Fonte: Asahi Shimbum


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
UNIP Faculdade à distância
Kumon - Estude japonês!