Economia global enfrenta muitas incertezas, diz chefe do FMI

Publicado em 12 de abril de 2019, em Economia

A guerra comercial entre os EUA e a China, as duas maiores economias do mundo, interrompeu redes de fornecimento e balançou a confiança empresarial.

Neste Artigo:
&nbspEconomia global enfrenta muitas incertezas, diz chefe do FMI
Cédulas de dinheiro de vários países do mundo (ilustrativa/banco de imagens)

A chefe do Fundo Monetário Internacional – FMI de 189 países membros disse na quinta-feira (11) que o mundo está passando por uma época de grande incerteza com 70% da economia global presa a um crescimento lento que poderia piorar em decorrência de feridas autoinfligidas, tais como batalhas comerciais desnecessárias.

Publicidade

A diretora de gestão do FMI Christine Lagarde disse que enquanto sua agência está projetando uma recuperação no crescimento no próximo ano, cuja previsão é “precária e sujeita a riscos negativos”, o aumento de tensões comerciais poderá ser a maior ameaça.

Os fluxos de negócios foram sacudidos pelos esforços da administração de Trump para forçar a China a parar de roubar tecnologia e coagir empresas estrangeiras a passar segredos comerciais.

A guerra comercial entre os EUA e a China, as duas maiores economias do mundo, interrompeu redes de fornecimento e balançou a confiança empresarial, além de contribuir para uma deterioração no panorama global.

A desaceleração nas perspectivas globais e o que fazer sobre isso devem ser o item principal da agenda quando oficiais financeiros do mundo realizarem reuniões ao longo dos próximos três dias em Washington.

O secretário do tesouro Steven Mnuchin e o presidente da reserva federal Jerome Powell representarão os EUA nessas discussões que giram em torno de reuniões de primavera do FMI e de sua instituição de crédito irmã, o Banco Mundial.

Falando na abertura de uma coletiva de imprensa, Lagarde disse que quando oficiais se encontraram há um ano para reuniões financeiras de primavera, 75% da economia global estava desfrutando de uma ascensão sincronizada. Agora, disse ela, 70% da economia global está enfrentando crescimento mais lento.

Enquanto ela disse que o FMI está prevendo uma recuperação para um crescimento mais forte no próximo ano, vários riscos poderiam descarrilar essas perspectivas. Ela disse que isso inclui tensões comerciais não resolvidas, altas dívidas para países individuais e corporações e passos políticos em falso como uma saída malfeita do Reino Unido da União Europeia.

“Estamos em um momento delicado”, disse Lagarde

O FMI, citando tensões comerciais elevadas, rebaixou nesta semana sua previsão para crescimento neste ano nos EUA, Europa, Japão e para o mundo todo. Os economistas do fundo preveem que o crescimento global desacelere de 3.6% no ano passado para 3.3% em 2019 – a par com 2016 como o desempenho mais fraco desde o ano de recessão de 2009.

Fonte: AP


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
IKAI - Empregos no Japão!