Nishikigoi vendida a multimilionário da China por 230 milhões de ienes

Considerada uma obra de arte que nada, as carpas Nishikigoi atraem os ricos do mundo todo, inclusive do Brasil. Uma única “obra” obteve mais de ¥200 milhões.

Obras de arte que nadam elegantemente, Nishikigoi (Pixabay)

A imprensa japonesa noticiou em 27 de fevereiro que uma única carpa da espécie Nishikigoi foi adquirida por um multimilionário chinês pelo valor de 230 milhões de ienes. Foi através do leilão em Hiroshima, em novembro do ano passado, cravando um valor histórico no Japão.

Publicidade

Isso ilustra a fama desse tipo de carpa especialíssima. Afinal, Nishikigoi não é um peixe qualquer. É uma carpa típica da então aldeia Yamakoshi, atual cidade de Nagaoka (Niigata), desde 1804. Os cultivadores foram aprimorando a genética e criaram essa espécie chamada de Nishikigoi.

Famosas pela beleza no mundo todo, são chamadas de joias ou obras de arte que nadam.

Em novembro do ano passado foi realizado o encontro para avaliação da Nishikigoi, na cidade de Ojiya (Niigata). Metade dos participantes eram estrangeiros.

Um empresário chinês do mercado imobiliário que participou explicou o motivo. “O nado elegante me faz esquecer do estresse diário. Posso ficar horas apreciando”, justificou.

Brasil na lista dos maiores compradores de Nishikigoi

Apesar desses encontros de avaliação serem realizados em diversos países do mundo, um estrangeiro comentou “o status está no prêmio obtido no Japão, a casa da Nishikigoi”.

Com tamanha fama, nos últimos 5 anos as exportações aumentaram em 35%. Em 2017 o volume foi de 3,6 bilhões de ienes, marcando o dobro dos últimos 10 anos. Os países que mais compram são Hong Kong, Holanda, Alemanha, Brasil e Emirados Árabes, nessa ordem.

Há previsão de aumento no volume de exportação desse setor. Seu preço tem sido superior ao do atum, embora sejam de segmentos diferentes. Afinal, os apaixonados pela essa espécie de carpa são pela beleza ornamental.

No começo de fevereiro foi realizada uma reunião para avaliação em Tóquio. A que ganhou o primeiro lugar foi uma de corpo branco com marcas bem definidas em vermelho. “O encanto está nessas marcas únicas no mundo”, explicou Masaaki Nakajima, presidente da Zen Nippon Airinkai.

Nishikigoi que obteve o primeiro lugar em fevereiro (Zen Nippon Airinkai)

Fontes: Nikkei Shimbun, Chuo Nippo e Gov. Niigata 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Com novo site, cidade de Izumo quer atrair mais turistas estrangeiros

Publicado em 1 de março de 2019, em Artigos de Turismo

Para transmitir os charmes da cidade conectados a uma abundância de mitos e lendas, o governo de Izumo criou o “Ancient Japan, Izumo”.

Izumo Taisha (Foto registrada em 2017/PM)

É a “terra dos deuses” e lar para um santuário, o Izumo Taisha, onde dizem que todas as divindades do Japão se reúnem em cada mês de outubro, mas essa cidade ainda não está no radar para a maioria dos turistas estrangeiros.

Publicidade

Para transmitir os charmes da cidade conectados a uma abundância de mitos e lendas, o governo da cidade de Izumo, na província de Shimane, criou o seu primeiro site em inglês, o “Ancient Japan, Izumo” e contratou dois estrangeiros para desenvolver conteúdo.

Uma associação fundada para promover Izumo, que é registrada como um local de patrimônio no Japão, começou a preparar o site em agosto do ano passado com a ajuda de uma empresa de produção. O secretariado da associação tem sede no governo da cidade.

Os escritores atuam como guias locais, escrevendo experiências pessoais sobre locais que visitaram, incluindo um santuário, o Izumo Taisha, o templo Ichibata Yakushi, uma estância de águas termais, Yunokawa Onsen, e um farol, o Hinomisaki e postando fotos dos lugares.

Cerca de 6.200 turistas estrangeiros passaram por Izumo no ano de 2017, segundo a divisão de turismo da cidade.

O site também estará disponível em francês e outras línguas no futuro. Toque aqui para acessá-lo.

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!