Hortaliças continuam com preços elevados e furto de acelgas

Em fevereiro os preços das hortaliças continuam elevados segundo o governo. Por conta disso, até furto de uma horta inteira causou prejuízo.

Hortaliças como acelgas e cenouras continuam custando bem mais caro

Apesar de ser necessário consumir hortaliças pensando na saúde, na hora das compras afeta o bolso.

Publicidade

O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão anunciou que os preços da acelga e cenoura vão continuar nesse patamar, o dobro das épocas normais.  

A explicação é que no outono o país teve muitos dias de chuva e baixa temperatura. Isso obrigou os produtores a antecipar a colheita e impactou em menor volume de produção. A partir de fevereiro a produção dessas hortaliças será menor do que o normal.

Por outro lado, os preços do espinafre japonês e do repolho deverão se estabilizar em meados deste mês. Na segunda quinzena a previsão é de que os preços voltem à média normal.  

Na semana passada a acelga e o nabo foram expedidos com mais que o dobro do preço praticado.

Furto de 90% das acelgas

Na tarde de quarta-feira (31), por volta das 14h, o proprietário de uma horta levou um susto ao ver que sua produção de acelga desapareceu. O caso foi parar na polícia de Miyaki (Saga).

O proprietário teve cerca de 90% da sua produção quase pronta para a colheita furtada. Foram cerca de 500 acelgas. O seu prejuízo foi avaliado em 150 mil ienes.

A polícia investiga o caso e pensa que os preços elevados da acelga tenha sido um dos motivos do furto.

Susto para o agricultor que foi furtado: 90% de suas acelgas quase prontas para colheita desapareceram (JNN)

Fontes: ANN e JNN
Fotos: JNN e internet

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Por que jogar grãos de soja no Setsubun?

Publicado em 1 de fevereiro de 2018, em Tradições do Japão

Setsubun é uma das festividades japonesas praticada nos lares, templos, locais públicos e até nas escolas. Compreenda o significado e como fazer com alegria!

Artistas famosos foram até Tsutenkaku em Osaka fazer ‘fuku mame maki’, no dia 1.º (Asahi)

Dia 3 de fevereiro é a data que os japoneses fazem fuku mame maki (福豆まき) ou jogam os grãos de soja torrados, de dentro de uma vasilha, para fora de casa. E o ritual deve ser feito com alegria para atrair prosperidade no mais amplo sentido da palavra.

Publicidade

Enquanto polvilha, pronuncia-se em voz alta fuku wa uchi, oni wa soto (福は内、鬼は外). Com essa atitude espanta os males e traz a prosperidade, sorte ou felicidade para si e para a família.

Para esse festival, você pode (ou não) se vestir de quimono e ir a um templo levando sua vasilha com os grãos de soja torrados. 

O que tem a ver com Setsubun

O ato de jogar os grãos de soja faz parte das festividades de Setsubun (節分). Marca o início da primavera (立春, pronuncia-se risshun) do calendário lunar. No gregoriano seria entre os dias 4 a 8, mas no Japão foi fixado em 3 de fevereiro.

Para os asiáticos o Setsubun é de grande importância pois é o primeiro ciclo dos 24 da longitude eclíptica do sol, a 315º. É um marco de ⅛ de um ano, cerca de 45,66 dias, depois do solstício de inverno. Portanto, por volta do dia 5 deste mês, quando se inicia a primavera. 

Pode parecer uma incoerência, pois ainda estamos no inverno. Sim, no calendário gregoriano.

Que tal fazer esse ritual para espantar os males e atrair prosperidade?

Lenda dos grãos

Ainda na Era do Imperador Uda, antes do ano 900, um demônio teria saído do Monte Kurama e destruído a capital, na época em Quioto. Ele foi contido com rezas e com os grãos jogados nos seus olhos.

Desde então, a lenda conta que os infortúnios foram afastados por conta dos grãos.  

O povo passou a acreditar que os grãos de soja têm vitalidade e servem de amuleto contra as maldições. Há uma outra linha. Diz ela que para os olhos amaldiçoados (魔目, pronuncia-se mame), ou olho gordo como se diz no português, nada melhor do que 豆 (também pronuncia-se mame), por isso, o uso dos grãos de soja.

Há regiões que antes do ritual de jogar os grãos, oferece-os no altar ou no oratório. Assim, tornam-se abençoados.

Quando se polvilha o lado de fora da casa, templos ou santuários xintoístas com os grãos torrados e abençoados, afastam-se as doenças de um ano inteiro.

Pode comer os grãos? Onde comprar?

Além de jogar ou polvilhar, há um costume de comer uma certa quantidade dos grãos torrados. A forma é bem simples, basta comer 1 a mais da sua idade. Se tem 22, come-se 23, por exemplo. Assim, estará protegido.

Se não sabe como preparar, compre os pacotinhos prontos no supermercado. Em geral está escrito 福豆 (fuku mame) no pacote.

Além desses rituais, procure preparar pratos à base de feijão ou de soja no dia. Todo tipo de feijão é bem-vindo.

Divirta-se no Setsubun!

Os grãos podem ser encontrados em pacotes plásticos ou embalados na vasilha própria, nos supermercados

Fotos: Asahi e internet

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!