Arroz mais caro nos pacotes e nos restaurantes

Aqueles práticos pacotes de arroz pronto que vão ao forno de micro-ondas e nos restaurantes, o ‘pão nosso de cada dia’ japonês, têm aumento de preços.

Arroz com reajuste de preços afeta o bolso dos consumidores japoneses (ANN)

Os práticos pacotes de arroz pronto que podem ser esquentados no forno de micro-ondas mais as porções nos restaurantes estão mais caros.

Publicidade

Idosos e donas de casa que ficam sozinhas durante o dia são os principais consumidores dos pacotes de arroz pronto. A linha Maruchan do fabricante Toyo Suisan, com 43 itens diferentes, passam a ter aumento de 10 a 15 ienes. Outro fabricante, Sato, também anunciou novos preços para sua linha de 31 itens. Desde o lançamento em 1988 é a primeira vez que Sato aumenta de 2 a 10 ienes por unidade. Os demais  fazem o mesmo.

Segundo pesquisa, são raros os lares que não tenham algum tipo de arroz pronto em pacote para esquentar.

Causa do aumento do arroz

O motivo para a alteração dos preços para cima, pelos fabricantes desses práticos pacotes de arroz e nos restaurantes é a escassez na produção nacional. Por conta disso, os preços de uma saca de 60Kg vêm subindo desde 4 anos atrás. Em 2014 custava 11.967 ienes e atualmente é negociado a 15.483 ienes, com uma grande margem de diferença.

O “pão nosso de cada dia” do povo são os grãos brancos e brilhantes depois de cozidos. Por falta deles para atender os restaurantes, os chamados gyoumuyo, os preços subiram.

Assim, as casas que servem donburi – tigelas de arroz com cobertura – são obrigadas a reajustar seus preços. A rede Tendon Tenya estabeleceu novos preços a partir do mês que vem, passando de 500 para 540 ienes, já com imposto.

A rede Sukiya também teve que fazer o mesmo, desde o mês passado. O gyudon passou de 470 para 480 ienes, com imposto.

Fonte e fotos: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Criança de Okinawa foi atingida por vidro que caiu do helicóptero da base americana

Publicado em 13 de dezembro de 2017, em Acidentes

Um aluno de uma escola primária de Okinawa teve ferimento leve na mão por um objeto que caiu do helicóptero da base americana.

Campo esportivo onde caiu um vidro do helicóptero americano, em Okinawa (NHK)

Crianças estavam em aula no campo esportivo da escola quando um vidro caiu do helicóptero da base americana e atingiu uma delas, causando ferimento leve na mão. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (13).

Publicidade

Depois das 10h, as crianças da escola primária de Futenma, de Ginowan (Okinawa) localizada próxima à base americana, viram algo parecido com vidro, de cerca de 1 metro quadrado, caindo no campo esportivo, onde tinham aula.

Cerca de 30 estudantes estavam no campo esportivo quando o objeto caiu do helicóptero que sobrevoava a área. O objeto de vidro atingiu a mão esquerda de um deles.

De acordo com o Ministério da Defesa do Japão, entrou um comunicado por volta das 10h40 sobre “algo caiu do helicóptero CH-53 da Força Aérea, em voo”.

Segundo informação da base “é algo como vidro da janela” e está sendo investigado.

Segundo informações da escola que funciona desde 1964, há cerca de 700 alunos matriculados.

Fonte e foto: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!