Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Empresas japonesas transferem produção para fora da China

Publicado em 11 de fevereiro de 2020, em Ásia

Algumas empresas japonesas não têm condições de esperar até que a crise seja contida, disseram analistas, e começam a mover suas produções para fora da China.

Mulher trabalhando em linha de produção de fábrica na China (ilustrativa/PM)

Fabricantes do Japão começaram a mover a produção para fora da China porque elas temem que o surto do coronavírus poderia prolongar os fechamentos de fábricas e causar ainda mais caos em suas redes de fornecimento.

Publicidade

A transferência de produção para fora da China significa um aumento temporário nos custos e não é uma decisão fácil de ser tomada, mas algumas empresas não têm condições de esperar até que a crise seja contida, disseram analistas.

Companhias japonesas têm operações extensas na China, embora custos de trabalho aumentados e a guerra comercial entre Pequim e Washington terem levado algumas delas a transferirem a produção da segunda maior economia do mundo para o Vietnã ou outros lugares no sudeste asiático.

“Estamos preparando um plano de produção alternativa fora da China, principalmente para nossos produtos de dispositivos eletrônicos” no caso da suspensão nas redes de fornecimento continuar, disse Hirokazu Umeda, diretor financeiro da Panasonic, em uma recente coletiva de imprensa para anunciar os lucros de terceiro trimestre da gigante dos eletrônicos.

“Mas há eletrodomésticos que não podem ser fabricados fora da China e temos que considerar qual é a solução mais eficiente”, disse ele.

A atividade em fábricas na China paralisou e algumas plantas permanecem fechadas além do período estendido do feriado de Ano Novo Lunar, visto que as autoridades limitam o movimento de pessoas e produtos para conter o surto do coronavírus que causa pneumonia, o qual causou a morte de mais de mil pessoas e infectou cerca de 40 mil no país.

Fabricantes japonesas vêm sendo duramente atingidas pelo isolamento de Wuhan, o centro de negócios e logística onde o surto começou. A transferência temporária de produção para outros países e a continuação do pagamento de salários na China certamente elevarão os custos.

A grande fabricante de autopeças Aisin Seiki está transferindo parte da produção, já que atrasos no envio de peças da China espremeriam suas operações globais.

“Estamos tentando determinar quais produtos precisam ser fabricados em outros lugares porque mesmo se a produção na China parar, outras regiões estão operando”, disse o chefe de contas da companhia, Yuji Fukushige, acrescentando que uma transferência temporária de produção para o Japão é uma possibilidade.

A Toyota Boshoku, que também opera extensivamente na China, disse que está considerando mover para o Japão ou Tailândia a produção de capas para bancos de carros porque levará tempo para a logística na China normalizar mesmo após os funcionários retornarem ao trabalho.

Um executivo na grande fabricante de aparelhos de ar-condicionado Fujitsu General, que tem fábricas em Xangai e na província de Jiangsu, disse que está ponderando a produção na Tailândia, já que não há informação sobre quanto tempo a interrupção no transporte público da China continuará.

Algumas empresas estão movendo mais rapidamente porque elas começaram a elaborar planos de transferência após o início da guerra comercial entre EUA e China.

A Nintendo transferiu parcialmente a produção de seu console Nintendo Switch Lite para o Vietnã, enquanto a Sharp e a Ricoh moveram a produção para a Tailândia.

Se os riscos continuarem a aumentar, as empresas “podem começar a pensar duas vezes em relação a continuar comprometidas” com a China, disse Toru Nishihama, economista chefe no Dai-ichi Life Research Institute.

Ao contrário da epidemia da SARS de 2002-2003 é provável que leve muito mais tempo para a China conter o novo coronavírus, disse ele.

A longo prazo, Takuji Aida, economista chefe na Societe General Securities Japan, disse que empresas de pequeno e médio porte podem decidir mover suas operações da China de volta para o Japão.

Tais empresas tendem a ser mais flexíveis em atualizar suas instalações com tecnologias digitais e robóticas, e a redução nos custos de mão de obra que elas podem alcançar na China podem ser menores comparada com fabricantes de maior porte, disse ele.

“Certamente haveria custos iniciais de investimento (em uma transferência de produção), mas tecnologia robótica e da internet das coisas cada vez mais vêm sendo adotadas por fabricantes japonesas como uma maneira de resolver escassez de mão de obra” e poderia reduzir o atrativo da China para elas, disse Aida.

Fonte: Japan Times, Kyodo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!