Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Coreia do Sul rompe tratado de inteligência militar com o Japão

Publicado em 23 de agosto de 2019, em Ásia, Política

Coreia do Sul anunciou o rompimento de tratado de compartilhamento de informações militares sigilosas com o Japão, aumentando ainda mais a tensão entre os países.

Tensão entre Coreia do Sul e Japão abala não apenas a diplomacia, como também a segurança nacional de ambos os países.

Conhecido como GSOMIA, o “tratado de segurança geral de informação militar entre Japão e Coreia do Sul” foi assinado em 2016 e previa a cooperação de inteligência militar entre os países.

Publicidade

Em meio às tensões comerciais e diplomáticas de ambos os países, a Coreia do Sul anunciou o rompimento do GSOMIA. O tratado era atualizado a cada ano, e poderia ser rompido caso houvesse uma notificação até o dia 24 de agosto.

Antes do dia 24, quando o tratado iria ser renovado automaticamente, o governo coreano realizou uma conferência de segurança nacional às 15h de quinta-feira (22) para discutir sobre o GSOMIA. O anúncio do rompimento do acordo foi dado por Kim You-geun, primeiro diretor adjunto do Escritório de Segurança Nacional.

Segundo Kim, a exclusão da Coreia do Sul dos países com privilégio nas exportações pelo governo japonês foi uma decisão “sem nenhuma prova concreta”. “(Isso) Impactou em uma grande mudança em relação à cooperação de segurança”, disse Kim.

“Em meio a essa situação, decidimos que não é de interesse nacional manter o acordo assinado com o intuito de troca de informações militares sensíveis”, enfatizou Kim antes de anunciar o rompimento do GSOMIA. O governo coreano irá avisar oficialmente o governo japonês até o dia 24.

Após a formalização do tratado em 2016, as principais informações militares compartilhadas eram relacionadas ao lançamento de mísseis da Coreia do Norte. Segundo especialistas militares, o GSOMIA era benéfico para a coleta de informações para promover a segurança tanto da Coreia quanto do Japão.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!