Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Está preparado para se proteger em caso de terremoto com tsunami?

Publicado em 19 de junho de 2019, em Prevenção

Com o terremoto de magnitude 6,8 em Yamagata, o qual gerou alerta de tsunami, levanta-se o questionamento se a população se está preparada para se proteger.

Imagens ilustrativas de fenda provocada por terremoto (Flickr) e outra do tsunami na Indonésia em 2004 (Wikipedia)

Quando ocorre um terremoto dessa classe como o de Yamagata, de intensidades sísmicas de 6 – forte e fraca –  acrescida do alerta para se proteger do tsunami, o que fazer?

Publicidade

Segundo depoimentos de passageiros dentro do shinkansen, no momento em que ocorreu o terremoto todos os apps dos smartphones dispararam alerta. Em seguida, ocorreu queda de energia elétrica e todos ficaram no escuro.

Nas residências, boa parte estava dormindo ou se preparando para o descanso, por causa do horário, 22h22 de terça-feira (18).

Para quem vive na região costeira como na cidade de Tsuruoka (Yamagata), logo depois de se assegurar que poderia sair, as pessoas saíram de casa para se proteger do tsunami. Embora o anúncio tenha sido de 1 metro, havia o risco de “perder o pé”. Também havia o risco de logo depois desse de 1 metro vir um maior.

Evacuação com segurança

Uma mulher declarou que assim que conseguiu ficar de pé, chamou seus familiares, passou na casa dos seus pais idosos, e todos foram se abrigar em um local cedido pela prefeitura.

Da mesma forma, um entrevistado do vilarejo onde a maioria tem mais de 65 anos, disse “já tive a experiência de perder a minha avó, que foi levada pelo tsunami por conta do Terremoto de Niigata (55 anos atrás). Por causa disso o tsunami dá medo. Todos fomos buscar abrigo no templo próximo”.

https://youtu.be/V9e5yuZ1CxA

Risco dos móveis caídos dentro de casa

O repórter mostrou o que aconteceu dentro de uma casa térrea onde moram 3 pessoas da família. Um guarda-roupa caiu de frente, obstruindo parte do corredor. Na sala de jantar uma estante, da altura de uma pessoa, caiu sobre a mesa. Essa foi a realidade do local onde a intensidade sísmica foi de 6 (fraca). Cacos de louça se espalharam pelo chão.

No dia seguinte os residentes trataram de cobrir os telhados danificados com lonas plásticas por causa da chuva.

Foram amargurados pelo terremoto, perigo do tsunami e no dia seguinte veio a chuva para piorar a situação, colocando mais vidas em risco por causa do perigo de deslizamento.

Como proteger a vida acima de tudo

O terremoto pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, em locais diversos. Você tem ao seu alcance o mapa dos locais onde pode se refugiar? Caso tenha jogado fora peça um na prefeitura ou subprefeitura, indo até lá ou verifique se está disponível na página web.

Antes de ver as ações não deixe de ler as matérias relacionadas ao megaterremoto, tsunami, alertas e prevenção.

Veja o que fazer em 3 passos, com detalhes.

Fontes: ANN e Yahoo Bosai Sokuho

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!