Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Gasolina atinge preço mais caro em 4 anos

Publicado em 24 de outubro de 2018, em Economia

Além da gasolina que está com preço médio de ¥160 o litro, a querosene também sofreu aumento, podendo afetar a economia das áreas frias.

Gasolina comum e de alta octanagem, óleo diesel e querosene mais caros (Pixabay)

Pela oitava semana consecutiva o preço médio do litro da gasolina comum chegou à marca dos 160 ienes. É o maior preço registrado em 4 anos, desde novembro de 2014.

Publicidade

Esse foi o levantamento divulgado pela Agência dos Recursos Naturais e Energia do Japão, na quarta-feira (24), com preço médio do dia 22.

Onde está mais cara e mais barata

O levantamento foi efetuado nas 47 províncias e em 34 teve elevação de preços, como em Saga e Shiga. As que mantiveram os preços foram as de Nagano e Mie.

Em contrapartida as de Aichi, Kanagawa e mais 9 províncias os preços ficaram mais em conta. O preço máximo encontrado foi de 168,8 ienes em Nagasaki e o mínimo em Saitama, com 155,3 ienes.

O óleo diesel está com preço médio de 138,4 enquanto a querosene está chegando aos 100, com 99,8 ienes.

Setores mais afetados

Um dos setores da economia que já está afetado é de transportes. Com aumento de 20% nos preços do óleo diesel uma empresa que consome 20 mil litros por mês tem despesa de 2,5 milhões de ienes. Em relação ao mesmo período do ano anterior precisa gastar 500 mil ienes a mais.

Outro segmento é o da agricultura que depende de combustível para aquecimento das casas de vinil. Também, nas regiões mais frias com temperatura de inverno o povo já está usando aquecedores com querosene, igualmente mais cara.

Causa dos aumentos

O governo Trump pediu aos países para pararem de importar o petróleo bruto iraniano até o próximo mês. Foi um dos principais motivos para a elevação dos preços no mercado internacional, refletindo também no Japão.

Em relação às perspectivas futuras, o Centro de Informações do Petróleo informou: “o preço do petróleo bruto caiu uma vez que os estoques mundiais enfraqueceram e há uma possibilidade de que o preço da gasolina também poderá cair na próxima semana. Mas a médio e longo prazo, a perspectiva é incerta por causa do impacto do caso da morte do jornalista na Arábia Saudita”.  

Fontes: Nikkei e NHK 
Foto: Pixabay

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!