Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Pesquisadores no Japão vão conduzir experimento para ‘elevador espacial’

Publicado em 28 de agosto de 2018, em Sociedade

Experimento para projeto visa desenvolver um “elevador espacial” que conecta a Terra e a estação espacial por cabo.

Ilustração mostra um elevador especial previsto pela Obayashi Corp. (Obayashi Corp.)

Uma equipe formada por pesquisadores na Universidade de Shizuoka e outras instituições está determinada a conduzir um experimento em setembro para um projeto que visa desenvolver um “elevador espacial” que conecta a Terra e a estação espacial por cabo – atraindo atenção como um possível veículo dos sonhos para viagem espacial e envio de carga no futuro.

Publicidade

O experimento será o primeiro do tipo a ser conduzido no espaço. Contudo, vários desafios, incluindo o desenvolvimento de cabos especiais e de alta resistência, aguardam os pesquisadores antes que eles possam tornar o elevador cósmico uma realidade.

No experimento, dois satélites cúbicos ultrapequenos, que foram desenvolvidos pelo Curso de Engenharia da Universidade de Shizuoka, serão usados. Cada satélite mede 10cm de cada lado e um cabo de aço de aproximadamente 10 metros de comprimento será usado para conectar os satélites gêmeos.

O par de satélites será lançado da EEI- Estação Espacial Internacional e um contêiner que atuará como uma cabine de elevador será movido em um cabo que conecta os satélites usando um motor. Uma câmera acoplada aos satélites vai registrar os movimentos do contêiner no espaço.

Os microsatélites serão levados até a EEI pelo H-IIB Veículo Nº7, cujo lançamento está previsto para o dia 11 de setembro no Centro Espacial de Tanegashima, na província de Kagoshima, juntamente com outros satélites.

Enquanto um experimento para estender um cabo no espaço já tenha sido conduzido antes, esse será o primeiro teste para movimentar um contêiner em um cabo no espaço cósmico. Se o experimento tiver êxito, ele servirá como um importante passo para concretizar elevadores cósmicos.

Se um elevador especial for realmente concretizado, as pessoas poderiam viajar à EEI sem usar um veículo de lançamento, e transportar materiais a custo baixo.  Prevê-se que uma variedade de materiais como painéis para geração de energia solar e itens para pesquisa e desenvolvimento no espaço – também poderiam ser transportados ao espaço.

A Obayashi Corp., que participa do experimento como conselheira técnica, também está estudando um elevador espacial por conta própria. Sob o conceito da empresa, seis veículos em formato oval, cada um medindo 18m de comprimento e 7,2m em diâmetro com capacidade para 30 pessoas, formará um elevador espacial. Um cabo conectando uma plataforma que será instalada no mar com uma estação espacial a cerca de 36.000Km em altitude será usado para mover o elevador para cima e para baixo usando uma polia com motor elétrico.

Pesquisadores esperam que um elevador especial possa atingir velocidade de até 200Km/h e chegar à estação espacial oito dias após partir da Terra. A distância total de um cabo a ser usado para o veículo será de 96.000Km, e o custo total estimado é de 10 trilhões de ienes.

Fonte e imagem: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!