Neste Artigo:
Vamos comentar?
Outras Notícias
17 de abril de 2021
Capitão norte-coreano indiciado e 8 serão deportados
Capitão do navio pesqueiro norte-coreano será julgado e os demais deportados (JNN)Suspeitos do furto do painel solar, geladeira, gerador de energia e outros, no total de 60 itens, o capitão do navio pesqueiro norte-coreano, 45, mais dois subordinados, foram presos antes de deixar as águas de Hokkaido. O valor do roubo é estimado em 5,8 milhões de ienes. Eles retiraram o que foi possível de uma ilha desabitada, onde havia uma casa com infraestrutura para o descanso dos pescadores.
Todos os 3 foram presos e encaminhados para a promotoria de Hakodate. No entanto, somente o capitão deverá ser julgado pois tinha o papel do mandante. “Levamos tudo por pensar que ninguém usava. A intenção era usar dentro do navio e para os consertos”, declarou na polícia.
Navio pesqueiro cheio dos itens roubados resgatado e tripulação presa (NHK)Os dois subordinados igualmente indiciados e detidos poderão ser liberados do crime. Outros 6 norte-coreanos de outra embarcação também se encontram detidos na instalação do Departamento de Imigração de Sapporo (Hokkaido) .
Segundo a NHK todos os 8 deverão ser deportados em breve.
→ Coreia do Norte anuncia que não vai participar das Olimpíadas de Tóquio
→ ‘Trem de lavanda’ estreia no Japão
→ Coreia do Norte teria lançado 2 mísseis contra o Japão
Deportados custam caro para os cofres do Japão
Os norte-coreanos encontrados nos portos e praias do Japão já somam cerca de 100. Na terça-feira (26) o governo japonês mandou 8 de volta para a Coreia do Norte.
Em geral, nos casos de deportação as despesas ficam por conta do deportado. No entanto, no caso desses marinheiros norte-coreanos socorridos ou presos, muitos não possuem documento de identificação.
Nesses casos, o governo japonês banca as despesas para mantê-los aqui e da volta. Isso custa caro para os cofres do país. Estima-se que as despesas e o custo para repatriar um elemento fiquem em torno dos 830 mil ienes.
Fontes: NHK, JNN e Post Seven