Aichi: aumento de brasileiros no curso de japonês

O curso de língua japonesa promovido pela Associação Internacional de Handa está sendo procurado pelos brasileiros, que antes eram minoria.

Uma das classes de ensino da língua japonesa com presença de alunos brasileiros (Chunichi)

Devido ao impacto do novo coronavírus na economia o número de participantes nas aulas de língua japonesa oferecidas pela Associação Internacional de Handa (Aichi) está mudando. Até então a maioria era vietnamita, mas depois do crise o número de brasileiros aumentou muito.

Publicidade

Segundo informação da associação muitos deles ocupavam postos simples que não precisavam do conhecimento do idioma japonês, enviados como trabalhadores haken. Depois da divulgação “se não sabe japonês fica difícil encontrar nova colocação”, o número de alunos verde amarelos aumentou.

As classes foram suspensas temporariamente devido à epidemia da Covid-19, mas retornaram em setembro. Antes havia mais de 100 alunos em 5 turmas, mas tiveram que ser reduzidas para evitar contágio.

Segundo a associação nas classes básicas muitos dos brasileiros disseram “quero reaprender o idioma japonês”. Naoko Inao, da associação, disse “se você não fala japonês, é mais provável que seja demitido do que alguém que sabe. Se não sabe japonês é difícil conseguir um novo emprego”.

São aproximadamente 4,2 mil estrangeiros residentes na cidade. Os brasileiros respondem por 40% do total. A associação colou cartazes nas igrejas informando sobre as classes. Após a retomada, novos alunos vieram um após o outro e atualmente os brasileiros representam 50% dos alunos, boa parte do chamado hakengiri (派遣切り), cujo significado é cessação do contrato por ser trabalhador haken ou enviado por empreiteira.

Além de aprender a língua japonesa os professores se esforçam para dar orientações sobre o cotidiano. “Gostaria de ajudá-los nos aspectos do dia a dia e segurança para que possam dizer que estão felizes por viverem em Handa”, disse Seimi Suzuki, um dos professores.  

Fonte: Chunichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: taxa de ocupação dos leitos começa subir em 11 províncias

Publicado em 18 de novembro de 2020, em Sociedade

Um dos aspectos mais importantes durante uma epidemia como o do novo coronavírus é a tensão no sistema médico-hospitalar. E isso já está acontecendo de novo.

Leito hospitalar (arquivo da NHK)

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência, a taxa de utilização de leitos, que indica o quanto o leito está ocupado, aumentou e ultrapassou 20% em 11 províncias do país.

Publicidade

O número de pacientes internados para tratamento da Covid-19 era de 4.517 em 11 deste mês, sendo que na semana anterior era de 1.004. Mostra um aumento de 29%.

Na semana anterior, a taxa de ocupação dos leitos ultrapassou 30% em duas províncias – Okayama e Okinawa. Mas, a partir de 11 entrou Osaka na lista, passando a ser em 3 províncias.

São 8 províncias com taxa de ocupação superior a 20%: Hokkaido, Aomori, Saitama, Tóquio, Shizuoka, Aichi, Nara e Okayama.

Além disso, a taxa de ocupação aumentou em 39 províncias em todo o país em comparação com a semana anterior.

Essas taxas de uso são apenas médias para cada província. Quando visualizadas por cidade, distrito e vila, há lugares onde a situação em relação aos leitos já está bem tensa. 

Fonte: NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!