Shiga chega a quase 30 mil residentes estrangeiros: brasileiros são top

A população dos residentes estrangeiros em Shiga está fazendo curva ascendente, com brasileiros no topo da lista.

Biwako Hall (Wikipedia)

A província de Shiga compilou um relatório preliminar sobre a população estrangeira residente até o final de dezembro do ano passado. 

Publicidade

O número de estrangeiros residentes é de 29.263, um aumento de 2.730 em relação ao ano anterior. Esse aumento pelo quarto ano consecutivo é devido à situação econômica favorável e à expansão do emprego aos estrangeiros. 

Por nacionalidade, o Brasil tem o número mais alto, com 8.525, enquanto o Vietnã, com 3.325, mais de 150% em relação a 2018. 

Por nacionalidade, Brasil , China e Taiwan (5.194) e Coreia do Norte e Coreia do Sul (4.553) representam mais de 60% do total.

As cidades com maior número dos residentes estrangeiros são Otsu (4.276), seguida de Nagahama (3.369), depois Higashiomi (3.240), Koka (3.216) e Konan (2.987).

Os maiores números dos residentes brasileiros foram constatados em Nagahama, Higashiomi, Koka e Konan.

Quase perto do ápice, antes da crise

O número de estrangeiros que vive na prefeitura chegou ao ápice, com 32.232 em 2008, mas continuou a declinar após o Lehman Shock. Em 2015 voltou a subir e no ano passado foi constatado mais de 10% de aumento. 

A aceitação da mão de obra estrangeira também cresceu, especialmente nas pequenas e médias empresas, onde a escassez de pessoal continua devido à recuperação econômica, taxas de natalidade em declínio e fluxo da população para as áreas metropolitanas.

Com essa curva ascendente o governo da província introduziu mais verba para suporte aos residentes estrangeiros, incluindo a aquisição de tablets para interpretação simultânea nos hospitais públicos e prefeituras, além de centros de consulta para as empresas e indústrias interessadas em contratar estrangeiros.

Fontes: Sankei e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

ANA com promoção nas passagens por tempo limitado

Publicado em 24 de fevereiro de 2020, em Tome Nota

Que tal programar uma viagem de ida e volta pela companhia aérea normal, a preço de LCC? Veja o período de reserva e de voos, todos para Okinawa.

Aeronave da ANA (Photozou)

A ANA-All Nippon Airways está com uma promoção irresistível para viajar gastando muito pouco com passagens de ida e volta. Cada trecho sai por menos de 10 mil ienes.

Publicidade

O período para voar é entre 8 a 30 de maio deste ano. Vale lembrar que ao acessar a página web da companhia precisa colocar datas nesse período para poder visualizar a tarifa Super Value Sale, conforme imagem abaixo. 

Ex.: depois de programar o trecho e a data no período escolha Super Value Sale (HP)

Os voos partem dos aeroportos de Haneda, Chubu ou Centrair, Osaka e Fukuoka. Os destinos são para Okinawa, incluindo Naha e alguns deles opções para Ishigaki ou Miyako.

Por isso, que tal preparar uma mala com trajes de banho e curtir intensamente o verão tropicaliente? 

E claro, há voos partindo dessas ilhas para poder voltar. 

Atenção para o período de reserva: somente até quarta-feira (26)

Para acesso à página em inglês toque aqui

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!