Crescimento dos trabalhadores vietnamitas em Gunma é bem superior ao dos brasileiros

Publicado em 6 de fevereiro de 2020, em Comunidade

Os trabalhadores verde amarelos continuam sendo maioria mas, certamente, em breve serão ultrapassados pelos vietnamitas.

Neste Artigo:
&nbspCrescimento dos trabalhadores vietnamitas em Gunma é bem superior ao dos brasileiros
Bandeiras do Vietnã e do Brasil (Wikipedia)

No final de outubro de 2019, o número de trabalhadores estrangeiros em Gunma chegou a 39.296. 

Publicidade

Isso representa um aumento de 4.770 (13,8%) em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados da delegacia de trabalho. Foi o maior número registrado desde 2008, quando ocorreu o Lehman Shock.

Um alto crescimento foi observado na população trabalhadora vinda do Vietnã, com 31,4%. Segundo a Delegacia de Trabalho da Província de Gunma “em 2 ou 3 anos ultrapassarão os brasileiros”. 

O crescimento populacional da mão de obra brasileira ficou bem aquém dos colegas vietnamitas, com 9,4% em relação ao ano anterior. No total são 8.220, ainda top na lista. 

Em segundo lugar vem os vietnamitas com 7.819, seguidos dos filipinos com 5.214, depois os chineses em quarto com 4.824. Os indonésios, com 1.756 trabalhadores, foram os que tiveram o maior aumento percentual, com 36,3%.

O número de empresas que oferecem frentes de trabalho para os estrangeiros também aumentou, passando a 4.443, tanto na manufatura, no atacado, varejo e serviços. 

Segundo as estatísticas, a análise dos status de residência aponta que ainda são em maior número os com vistos permanente e de dependente de japonês, mas os trabalhadores que vêm do sudeste asiático 60% possuem o de estagiário técnico.

E esses têm sido vistos pelas indústrias de manufatura “com altas habilidades técnicas, por isso deverá ter aumento de vietnamitas e indonésios”, analisa a delegacia.

Fonte: Yomiuri 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
Kumon - estude japonês por correspondência!
Empregos no Japão - Outsorcing