Visto para yonsei: 1% do limite da aceitação prevista

Publicado em 28 de junho de 2019, em Comunidade

O governo japonês previu a aceitação de até 4 mil descendentes de quarta geração, com início em julho do ano passado. Mas o número foi ínfimo.

Neste Artigo:
&nbspVisto para yonsei: 1% do limite da aceitação prevista
Passaporte brasileiro (Wikimedia) e visto japonês (Flickr)

Após quase um ano do início da concessão de um novo tipo de visto para os descendentes de quarta geração residentes em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, foram apenas 43 concedidos até 17 de junho, levantou o jornal Nikkei-Nihon Keizai. 

Publicidade

O governo estabeleceu aceitação de 4 mil jovens yonseis por ano na ocasião da criação de novos vistos para atrair mão de obra estrangeira, no ano passado. 

No entanto, o resultado ficou na casa de 1%, apesar do apelo de “ponte entre o Japão e a sociedade nikkei”. Se permite trabalhar em tempo integral, no fundo, é para suprir a escassez de pessoal no Japão.

Em São Paulo, onde tem a maior comunidade nikkei do mundo, o consulado geral japonês divulgou o novo sistema por meio de sessões informativas e reuniões de discussão com a comunidade, mas apenas 17 pessoas obtiveram esse status de residência.

“As condições são muito rígidas e há poucos candidatos. Não estamos recrutando yonseis”, declarou um representante da Fujiarte do Brasil, de São Paulo.

A comunidade nikkei brasileira no Japão, até o final do ano passado, tem 201.865 pessoas, sendo a quinta em tamanho populacional dentre as várias nacionalidades. Antes do Lehman Shock, em 2008, chegou a ter mais de 300 mil pessoas, ápice desde 1990 quando foi permitida a entrada pelo governo.

O ativista e deputado federal Kim Kataguiri declarou para o Nikkei que quando esteve no Japão em março deste ano pediu ao ministro Taro Aso para facilitar as condições para obtenção desse visto. 

Fontes: Nikkei e governo


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!
Easy Car Ride, carros e financiamentos