Primeira transferência de cidadão brasileiro preso no Japão

A transferência ocorre no âmbito do Tratado Bilateral Brasil-Japão de Transferência de Pessoas Condenadas, assinado em Tóquio no dia 24 de janeiro de 2014. 

(ilustrativa)

Foi realizada nesta sexta-feira (28), a primeira transferência de cidadão brasileiro preso no Japão para cumprimento do restante de sua pena no Brasil. O detido, cuja identidade deve ser mantida em sigilo, será acompanhado para o Brasil por agentes da Polícia Federal brasileira.

Publicidade

A transferência ocorre no âmbito do Tratado Bilateral Brasil-Japão de Transferência de Pessoas Condenadas, assinado em Tóquio no dia 24 de janeiro de 2014.

Além de constituir avanço da cooperação bilateral no domínio do direito penal entre os países, o Tratado contribui para a reabilitação e reintegração social de pessoas condenadas, já que oferece a possibilidade de que brasileiros condenados no Japão e japoneses condenados no Brasil possam cumprir pena em seus países de origem.

O Tratado determina que todas as solicitações sejam avaliadas e aceitas pelos Ministérios da Justiça de ambos os países. Esta primeira transferência foi solicitada pelo próprio brasileiro, conforme prevê o acordo, e motivada por razão de saúde e proximidade de seus familiares no Brasil.

Como ele, vários outros brasileiros detidos em território japonês lançaram mão dessa possibilidade e aguardam a análise de seus pedidos.

O Consulado-Geral do Brasil, no cumprimento de seu papel de prestar assistência consular aos cidadãos brasileiros, apoiou o Ministério da Justiça e a Polícia Federal e acompanhou o desenrolar do processo de transferência até o embarque do detido em Tóquio.

Consulado-Geral do Brasil em Tóquio - Setor de Apoio à Comunidade

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Menina teve o pescoço prensado entre os bancos do carro

Publicado em 28 de junho de 2019, em Acidentes

A menina foi encontrada desmaiada dentro do carro. Ainda não se sabe como isso ocorreu, durante a ausência da mãe.

Estacionamento da JA de Inazawa (CBC TV)

Após as 16h de quinta-feira (27) uma menina japonesa de 6 anos, Rina Yuasa, foi encontrada desmaiada dentro do carro, no estacionamento da cooperativa JA de Inazawa (Aichi).

Publicidade

Segundo a polícia a mãe relatou que deixou os filhos – a menina e um de 2 anos – no carro, com o ar-condicionado ligado, por cerca de 10 minutos enquanto foi resolver algo.

Quando voltou encontrou sua filha com o pescoço prensado entre os bancos traseiros da segunda e terceira filas. O da terceira fila estava aberto, portanto, plano, explicou a mulher.

A criança foi socorrida imediatamente mas em estado grave, inconsciente. 

A polícia investiga como isso ocorreu e pede aos pais que evitem de deixar as crianças sozinhas dentro do carro. 

Fontes: NHK e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!