Brasileira vislumbra ser viticultora em Shimane

Em Izumo, cidade onde a maioria dos brasileiros trabalha na Murata, uma recebe destaque por seu empenho em se tornar viticultora, ou produtora de uvas.

A um passo de se tornar viticultora, em breve a cidade vai ter uvas Shine Muscat produzidas pela brasileira

Na primeira vez, chegou de Porto Alegre-RS no inverno de 2000 para trabalhar na Murata Manufacturing, de Izumo (Shimane), como a maioria dos que vêm do Brasil para essa cidade. A vinda parece não ter sida ao acaso. Foi onde conheceu o homem que se tornou seu marido, quando tinha vinte e poucos anos.

Publicidade

Milena Akemi Kume, hoje com 41, contou que depois de terem trabalhado em Fukui e Hyogo, voltaram a Izumo em 2006, onde se casaram. O casal tem dois filhos, uma de 9 e um de 6 anos.

A Murata emprega 60% dos brasileiros de Izumo (divulgação)

Foram muitos diálogos para decidir o destino da família antes da filha mais velha entrar na escola. Como acontece com muitas famílias tinham dois caminhos: voltar ao Brasil ou fixar residência na cidade. Escolheram viver em Izumo e adquiriram uma casa. 

Na dificuldade uma luz

Para as mães o trabalho na Murata fica difícil pois a cidade ainda não tem creche noturna e a indústria funciona 24 horas, com esquema de escala de trabalho.

Apesar da Murata empregar 60% dos brasileiros da cidade, muitas mães acabam deixando o trabalho por não conseguirem conciliar a escala com os cuidados das crianças. Procurar outras vagas quando não tem domínio do idioma é outra dificuldade.

Depois que o casal resolveu se fixar na cidade, Milena também começou a buscar por uma vaga de trabalho. Foi quando a agricultura lhe chamou atenção.

Helena, à dir. recebe treinamento da viticultora (San-I Chuo)

A um passo de ser viticultora

Ao fazer consulta na prefeitura ela descobriu um sistema de apoio à agricultura. Eis que havia um treinamento para a viticultura, especificamente da variedade de uva Shine Muscat. Desde abril de 2017 ela se tornou uma treinanda do programa.

Atualmente ela recebe o treinamento na propriedade de Yoko Kuwabara, 44, ex-treinanda e atual viticultora. “Ela é esforçada e tem senso para a atividade”, elogia a treinanda brasileira.

O trabalho do dia a dia não é fácil, requer dedicação. Milena se empenha na poda e nas atividades diárias da viticultura.

Ela contou que ainda vai continuar estudando para se aprofundar, em 2018. Depois vai procurar um pedaço de terra e realizar seu sonho. “O cultivo da uva é divertido. Acho que é perfeito pra mim. Quero ser uma incentivadora dos brasileiros no cultivo da uva aqui em Izumo, como viticultora”, revela seu sonho.

Fonte e fotos: San-In Chuo e Wikipedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kim Jong-un diz que é importante manter clima de reconciliação com a Coreia do Sul

Publicado em 13 de fevereiro de 2018, em Ásia

Após o retorno de sua delegação, que esteve no Sul para as Olimpíadas de Inverno, o líder norte-coreano disse que é importante aumentar o “o clima cordial de reconciliação” com o vizinho.

Kim Jong-un ao lado de sua irmã Kim Yo Jong e a delegação que visitou o Sul para as Olimpíadas de Inverno (TBS News/reprodução)

O líder norte-coreano Kim Jong-un disse que é importante aumentar o “o clima cordial de reconciliação e diálogo” após se reunir com a delegação de alto nível que retornou ao Norte após uma visita de três dias no Sul para as Olimpíadas de Inverno, divulgou sua mídia estatal nesta terça-feira (13).

Publicidade

Kim Jong-un também demonstrou “satisfação” em relação à visita de sua delegação e disse que empenhos por parte de Seul para priorizá-la foram “muito impressionantes” incluindo seus “sinceros esforços” para os quais ele ofereceu sua gratidão, disse a Agência Central de Notícias da Coreia, mais conhecida como KCNA.

Conforme relatos da mídia norte-coreana no fim de semana, não houve novamente qualquer citação da proposta de reunião oferecida ao presidente sul-coreano Moon Jae-in por parte de Kim Jong-un, através de sua irmã mais nova, Kim Yo Jong, que fez parte da delegação.

No relato desta terça-feira, Kim Jong-un deu “instruções importantes” para possíveis medidas a fim de manter a atmosfera de pacificação e diálogo, sem fornecer mais detalhes.

Seul disse na segunda-feira (12) que levaria adiante seus planos para reuniões de membros de famílias separados pela Guerra Coreana de 1950-1953 a fim de sustentar o diálogo estimulado pela visita da delegação norte-coreana.

Fonte: Asahi, AP
Imagem: News TBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!