Brasileiros de Izumo aprendem kendo

Os brasileiros são a maioria dos estrangeiros em Izumo e, por iniciativa da polícia, estão tendo aulas de kendo, a tradicional arte marcial japonesa.

Polícia local abriu uma classe de kendo para os brasileiros que trabalham na Murata, em Izumo (Yomiuri)

Desde setembro, os brasileiros residentes em Izumo (Shimane), estão tendo a oportunidade de aprender kendo, como uma forma de integração à cultura e à sociedade japonesa.

Publicidade

A tradicional arte marcial japonesa moderna  – kendo –  ou caminho da espada, foi desenvolvida a partir do uso da espada no combate dos samurais.

Em dezembro de 2016, pela primeira vez na história, a Agência Nacional de Polícia designou a cidade como uma “área especial de concentração de estrangeiros”. O objetivo é fazer com que os residentes estrangeiros e a população local possam coexistir uns com os outros. E que do fruto desse relacionamento possam prevenir ações criminosas.

Kendo em 4 aulas

A polícia local tomou a iniciativa de convidar os brasileiros que trabalham na Izumo Murata Manufacturing para a prática do kendo, no ginásio próximo Acti Hikawa.

A primeira aula, em 23 de setembro, contou com a participação de 8 brasileiros, de 30 a 50 anos. Depois de serem vestidos adequadamente, aprenderam o modo de se comportarem, básico, e a etiqueta, bem como técnicas simples usando espadas de madeira.

Marcel Teixeira, 40, um dos entrevistados do Yomiuri, disse que foi policial no Brasil. “Gostei muito de iniciar com a etiqueta e terminar com ela. Foi muito bom saber sobre a origem do kendo e o por que dele”, explicou.

Já a brasileira Márcia Iida, 44, exclamou “o dogi dificultou os movimentos, mas os movimentos da face, dorso e impulso foram agradáveis”.

Eles terão no total, 4 aulas, uma vez ao mês.

Brasileiros são maioria absoluta

A população da cidade é de 175.119 pessoas, segundo dados do final do mês de agosto deste ano. Nela está incluída a população de estrangeiros da cidade de Izumo –  3.493 pessoas. Elas formam cerca de 2% da população local.

Do total desses estrangeiros 70% são brasileiros. Segundo informações da prefeitura local, são 2.775 verde amarelos, os quais vêm aumentando a cada ano.

Fonte e foto: Yomiuri Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Restaurantes no Japão aderem à tendência low-carb

Publicado em 4 de outubro de 2017, em Comportamento

O grande número de clientes que estão cortando os carboidratos de suas dietas levou restaurantes e outros estabelecimentos a aderirem à tendência low-carb.

Shari-yasai, um prato como o sushi que usa nabo em conserva no lugar de arroz, é oferecido na rede Kurasushi no distrito de Itabashi, Tóquio (Yomiuri/reprodução)

Restaurantes e outros estabelecimentos, dê olho no crescente número de pessoas que está cortando carboidratos de suas dietas a fim de perder peso ou evitar doenças relacionadas ao estilo de vida, estão aderindo à tendência low-carb.

Publicidade

Pão, arroz e macarrão estão entre os alimentos que são ricos em carboidratos.

A Kura Corporation, operadora do restaurante de sushi na esteira Kurasushi, começou a oferecer o chamado shari-yasai no final de agosto, com pedaços de peixe sobre nabo em conserva e outros vegetais ao invés de arroz avinagrado normalmente usado na preparação de sushi.

A rede de restaurantes Gusto começou a usar macarrão chinês com espinafre e algas em algumas de suas receitas.

O prato low-carb custa 100 ienes a mais em comparação ao macarrão tradicional, mas “está vendendo melhor do que o previsto pela empresa,” de acordo com um porta-voz, visto que o macarrão especial tem 25% menos carboidratos.

A FamilyMart Co. cooperou com a operadora de academias Rizap para desenvolver massa low-carb e sobremesas que ela vende em suas lojas.

Já a Lawson Inc, desde abril, exibe a quantidade de carboidratos contidos em seus sanduíches e outros produtos em resposta ao grande número de clientes preocupados sobre o consumo do composto.

De acordo com a uma pesquisa realizada pela Fuji Keizai, o mercado “livre de carboidratos” foi de 343.1 bilhões em 2016, alta de 40% em comparação a 2012.

Em meio à crescente popularidade de alimentos low-carb, deve-se notar que a restrição em excesso de carboidratos pode afetar de forma negativa a saúde de uma pessoa.

“Reduzir o consumo de carboidratos ajudará a prevenir diabetes e a obesidade, mas o importante é uma deita balanceada e exercícios,” disse Hajime Haimoto, medico que lidera a Sociedade do Japão de dietas de Baixo Teor de Carboidratos.

Fonte: Yomiuri, Jiji
Imagem: Yomiuri, Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!