Visto de yonsei: ministra do Japão se pronuncia

A Ministra da Justiça se pronuncia a respeito da liberação do visto para o yonsei. Saiba mais.

A ministra ainda não deu uma data para a implementação do visto para yonsei (imagem ilustrativa)

Yoko Kamikawa, 64, Ministra da Justiça e natural da província de Shizuoka, atendeu ao pedido de entrevista exclusiva do jornal Shizuoka Shimbun. A solicitação foi especificamente sobre o sistema de visto para o yonsei ou descendente de quarta geração dos japoneses.

Publicidade

Ela declarou que está considerando um novo sistema de visto para que o descendente de quarta geração, residente no exterior, possa vir ao Japão a trabalho.

A ministra declarou para o jornal local que está analisando o período de permanência de até 3 anos.  

Considerando que no passado, na cidade de Hamamatsu (Shizuoka), um dos grandes problemas enfrentados pelos trabalhadores nikkeis foi a barreira do idioma, ela deverá condicionar a qualificação ao visto o conhecimento da língua japonesa.

“Atualmente estou analisando a aceitação do nikkei yonsei embasada na instrução do primeiro-ministro Shinzo Abe. Tendo em mente um sistema parecido ao working holiday. Gostaria de viabilizar para que possa trabalhar por até 3 anos no Japão”, declarou a ministra para o Shizuoka Shimbun.

O jornal explica que o working holiday é um sistema que permite aos jovens residir em outros países, trabalhando por um período de até 1 ano.

Visto de permanência condicionado à proficiência do idioma

Ministra da Justiça, Yoko Kamikawa (Wikipedia)

“As pessoas que desejam vir ao Japão através do working holiday manifestam vontade de aprender o idioma japonês. Por isso, gostaria de criar um sistema para que esse broto se desenvolva”, explicou. Ela sugere que mesmo que permita a permanência até 3 anos, a atualização do visto de permanência seria anual, com a exigência da proficiência do idioma japonês.

O jornal estima que o sistema de visto de permanência para o nikkei yonsei poderá limitar a idade entre 18 a 30, aos moldes do working holiday.

“Sem que saibam falar o mínimo do idioma a permissão de entrada fica difícil. É preciso o mínimo de proficiência do idioma”, reforçou. Complementou dizendo “tem sido apontado desde há muito tempo que ocorrem atritos sob o ponto de vista da vivência no cotidiano”.

A ministra evitou de dar uma data para a implementação. “Se tornará realidade dentro de um tempo não muito longe”, declarou.

Segundo o jornal, “tudo indica que ela está analisando a revisão do informe ministerial que não requer alteração da lei”.

Fonte: Shizuoka Shimbun
Fotos: Wikipedia e internet

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Google faz homenagem ao Dia da Montanha, o novo feriado japonês

Publicado em 11 de agosto de 2017, em Curiosidades

Esta sexta-feira (11), com doodle do Monte Fuji, o Google faz homenagem ao novo feriado japonês, que foi oficializado no ano passado.

 

Publicidade

Esta sexta-feira, o Google celebra o novo feriado japonês, somente seu segundo ano em cumprimento, com um novo doodle (aquelas versões modificadas do logotipo do Google, usados para feriados, aniversários de pessoas famosas e eventos importantes) representando um pôr do sol no icônico Monte Fuji, a montanha mais alta e famosa do Japão.

A legislação para criar o novo feriado no dia 11 de agosto foi decretada na assembleia em 2015, após o Clube de Alpinismo do Japão e outros grupos relacionados a montanhas terem feito pressão pelo projeto de lei, afirmando que o Japão (onde as crenças animistas do xintoísmo moldaram a cultura) precisava celebrar suas montanhas.

O dia é designado a compartilhar “oportunidades para se familiarizar com as montanhas e apreciar suas graças”, estabelece a legislação.

Com o dia da montanha, o Japão tem agora 16 feriados oficiais. Junho é o único mês que não tem um feriado nacional.

Fonte: Japan Today, Time
Imagem: Google Doodle

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!