Documentário sobre brasileiros produzido por estudantes de Gunma será exibido no exterior

O documentário intitulado Break the Wall, produzido por estudantes do colegial de Ota, sobre os brasileiros de Oizumi, será exibido nos EUA.

Aulas de samba na cidade serviram como ponte para o intercâmbio entre japoneses e brasileiros

Tudo começou com uma curiosidade “por que Oizumi é chamada de Brasil no Japão?”. Akari Takahashi, Rie Kurita, Jen Chihiro Tomoyu Hogg e Licia Okahan, atualmente estudantes do segundo ano colegial de Ota (Gunma), se uniram para pesquisar o assunto. Rie queria alargar seu relacionamento com os estrangeiros e veio a ideia. Assim, deram início às entrevistas com os alunos brasileiros, prefeito e pessoas de Oizumi (Gunma).

Publicidade

Descobriram que entre a sociedade japonesa e comunidade brasileira há uma barreira do coração (kokoro no kabe). A intenção de produzir um documentário foi, exatamente, para derrubar essa barreira.

Descobriram que através das aulas de samba que acontecem com frequência, seja nas escolas brasileiras, quanto na cidade, o intercâmbio entre as duas sociedades foi aumentando.

Documentário como atividade escolar

O colégio vem realizando atividade de produção de documentário desde 2015, entre os alunos do primeiro ano. No festival de documentários da escola, realizado em março deste ano, chamado de GKA-Gunma Kokusai Academy, a obra Break the Wall foi eleita a melhor, dentre 13.

O professor inscreveu o documentário no Festival de Cinema do Caribe, nas Bahamas, e o filme foi escolhido para participar. A resposta veio em junho, mas por questões financeiras, o festival não se realizou. A obra também foi escolhida para ser apresentada no Festival de Cinema Indie na Flórida, EUA. No período de 24 a 27 de agosto serão exibidos os filmes pré selecionados. Break the Wall vai ser exibido no dia 26.

O documentário de cerca de 10 minutos, mostrando o samba como essa ponte entre as sociedades, será conhecido internacionalmente. Há cenas de alunos brasileiros que sofreram com a discriminação, mas com o samba puderam superar. Para que todos possam compreender o filme, na edição, já recebeu legenda em inglês.

Fonte: Yomiuri Shimbun
Foto: alpha7d.exblog.jp 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois terremotos de intensidade 4 em Kanto

Publicado em 2 de agosto de 2017, em Informações

Foram registrados 2 terremotos na região de Kanto, com intensidade sísmica 4, nesta manhã de quarta-feira (2).

À esq. o tremor de intensidade 4, às 2h02 e à esq. o das 7h16 (AMJ)

Às 2h02 ocorreu um abalo sísmico, de magnitude 5,5, em ampla área da região Kanto e Fukushima. O epicentro foi no norte da província de Ibaraki, com profundidade de 10Km, segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão.

Publicidade

O terremoto, com intensidade 4, atingiu as cidades de Shirakawa (Fukushima), Utsunomiya (Tochigi), Mito (Ibaraki), Shibukawa (Gunma), Miyashiro-cho (Saitama) e Noda (Chiba).

Em outras localidades das províncias de Fukushima, Gunma, Saitama, Miyagi e Tóquio, tiveram tremor de intensidade 3.

De acordo com a TEPCO, empresa de energia de Tóquio, as usinas nucleares Daiichi e Daini não foram afetadas com o terremoto. Igualmente, não foi afetada a usina nuclear de Tokai Daini, na província de Ibaraki.

Segundo tremor de intensidade 4

Às 7h16 ocorreu outro tremor de magnitude 4,6, com epicentro no sul da província de Ibaraki e profundidade de 50Km.

As cidade de Kasama (Ibaraki), Tochigi (província homônima), Kasukabe (Saitama) e Noda (Chiba) sentiram tremor de intensidade 4.

Nas demais cidades das províncias de Chiba, Saitama, Tochigi e Ibaraki foram registrados tremor de intensidade 3.  

Na ocasião, a AMJ informou que não havia perigo de tsunami em decorrência dos 2 terremotos.

Fontes: AMJ e NHK
Imagem: AMJ

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!