Izumo: previsão de aumento dos brasileiros e desafios da cidade

Há previsão de aumento de brasileiros na cidade de Izumo (Shimane). Saiba quantos são e os desafios com o idioma.

Izumo Taisha, santuário xintoísta, recebe turistas de todo o Japão (Wikimedia)

O jornal Mainichi publicou uma matéria na quinta-feira (30) mostrando os brasileiros residentes em Izumo, no aprendizado do idioma japonês. Edson Hideki Uemura, 49, disse que quando chegou ao arquipélago em 1.990, não sabia quase nada do idioma. Todos os dias foram de aprendizado do japonês, ao ponto de se tornar intérprete. Ele acompanha os compatriotas nos órgão públicos e nos hospitais. Mesmo tendo conhecimento do idioma, frequenta uma classe de japonês.

Publicidade

“Aprendendo o idioma e a cultura fica mais fácil viver, além de compreender o que pensam tanto os brasileiros quanto os japoneses. Poderia ter mais locais para o aprendizado”, comentou ao jornal.

Segundo estatística de dezembro do ano passado, são 6.779 estrangeiros em toda a província de Shimane. Só em Izumo residem 3.008 deles. Em 2.012 eram cerca de 1.800, o que mostra o salto de lá para os dias atuais.

Para o orçamento do próximo exercício fiscal, a prefeitura já incluiu 7,7 milhões de ienes para a alocação de intérprete e mais aulas de japonês. Além disso, preocupado com as crianças, introduziu 19,1 milhões de ienes para as atividades dos instrutores de japonês.

Melhorias para os estrangeiros e integração social em Izumo

Segundo palavras do diretor do departamento de intercâmbio internacional, “os 3 mil estrangeiros residentes recolhem impostos e consomem, o que promove a ativação econômica. Fixando residência, se casam, têm filhos e contribuem para o crescimento populacional”. Para ele, são fatores que agregam ao município. No entanto, ele sabe que os japoneses e estrangeiros ainda não possuem familiaridade, vivem segregados. Ele espera que possam se integrar através do intercâmbio.

Bruno Furuya Lopes, 27, há 9 anos no Japão, não tem dificuldade em relação ao idioma japonês, no cotidiano. Ele disse que ficou surpreendido quando encontrou um intérprete na prefeitura de Izumo. No entanto, quando se trata de termos médicos e específicos relacionados aos órgãos públicos, acha um tanto difícil. “Poderia ter mais intérprete na área médica. Se tivesse atividade de intercâmbio entre japoneses e brasileiros seria bom”, explicou para a reportagem.

Izumo: aumento de brasileiros e os desafios com a saúde e educação

Murata Seisakusho, onde trabalha a maioria dos brasileiros de Izumo (HP)

O município tem um Plano de Promoção Multicultural, onde inclui os desafios sobre aconselhamento para cuidados com as crianças, expansão do sistema de consulta relacionada à educação, apoio na tradução de termos médicos, transmissão de informações em vários idiomas no caso de um desastre e criação de um sistema para participação das atividades comunitárias.

Na cidade tem uma NPO chamada Esperança, a qual apontou para a reportagem um dos grandes desafios na residência dos estrangeiros: a expansão de ofertas de emprego e melhoria ambiental na educação das crianças estrangeiras.

Segundo a matéria, vivem em Izumo cerca de 2 mil brasileiros. A grande maioria trabalha em uma indústria de componentes eletrônicos. Prevê-se que haja ainda mais aumento a partir de agora.

Fonte: Mainichi Shimbun
Imagens ilustrativas: Wikimedia e Murata

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ordem de evacuação é retirada em mais áreas de Fukushima

Publicado em 1 de abril de 2017, em Sociedade

Ordem de evacuação é retirada é retirada em mais áreas de Fukushima após o desastre nuclear, entretanto, o retorno dos residentes é lento, Veja mais.

Uma ordem de evacuação para os residentes de Tomioka será retirada no sábado, 1 de abril (imagem: Kyodo)

O Japão, na sexta-feira (31) retirou suas ordens de evacuação para a vila de Iitate e 2 outras áreas que foram esvaziadas devido ao desastre nuclear na planta Nº1 da usina de Fukushima.

Publicidade

A medida ocorre 6 anos após a usina nuclear da Tokyo Electric Power Company (TEPCO) ter sofrido uma fusão na sequência de um forte terremoto e tsunami em março de 2011, desencadeando ordens de evacuação em vários lugares na província de Fukushima, incluindo Iitate e outras 2 grandes áreas.

Residentes de Iitate, de Namie e do distrito de Yamakiya na cidade de Kawamata, totalizando 22.100 no final de fevereiro, podem agora retornar para cassa, com exceção em uma porção de lugares incluídos em áreas não recomendáveis onde os níveis de radiação ainda estão muito altos.

Com a ordem de evacuação para cidade de Tomioka podendo ser retirada no sábado (1), Okuma e Futaba, as vilas que abrigam a estação nuclear, serão os únicos municípios sem uma área onde uma ordem de evacuação foi retirada.

O retorno lento dos residentes

Entretanto, municípios onde ordens de evacuação foram removidas têm seus próprios problemas: o retorno lento dos residentes.

O governo central e os municípios afetados direcionaram seus próprios esforços para melhorar as instalações comerciais, sistemas de transporte e outras infraestruturas, esperando atrair mais residentes, tanto antigos como novos.

Em Tomioka será construído um hospital onde serão investidos ¥2.4 bilhões, refletindo os fortes apelos por instituições médicas.

O retorno dos residentes continua lento, visto que grande parte deles são idosos. Em 5 municípios onde ordens de evacuação já foram retiradas, somente 14.5% dos moradores retornaram.

Fonte e imagem: Japan Times

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!