Número recorde de estagiários estrangeiros no Japão abandonaram seus postos de trabalho 

Publicado em 14 de dezembro de 2017, em Comportamento

Segundo especialistas, os estagiários técnicos estrangeiros acabam abandonando seus empregos em busca de outros que pagam melhor. O maior grupo é o de vietnamitas.

Neste Artigo:
&nbspNúmero recorde de estagiários estrangeiros no Japão abandonaram seus postos de trabalho 
A 104.802, os vietnamitas representaram o maior grupo, seguidos pelos chineses, a 79.959 (imagem ilustrativa)

O número de estagiários técnicos estrangeiros que desapareceram enquanto trabalham no Japão aumentou durante o primeiro semestre deste ano, atingindo a marca de três mil para um período de seis meses pela primeira vez.

Publicidade

O Ministério da Justiça sugere que o número total de desaparecimentos para 2017, que foi de 3.205, provavelmente, chegará aos seis mil, que seria um recorde anual se a tendência continuar.

Segundo especialistas, os estagiários técnicos estrangeiros acabam abandonando seus empregos em busca de outros que pagam melhor.

Início do programa de estágio técnico em 1993

O Japão iniciou um Programa de Estágio Técnico em 1993 para ensinar habilidades a jovens de países em desenvolvimento na esperança de que conhecimento e técnicas seriam repassadas e aproveitadas de alguma forma.

Sob o programa, o Japão aceita cidadãos estrangeiros não qualificados para trabalharem como estagiários por um certo período.

Os estagiários trabalham em indústrias como agricultura, pesca, construção e processamento de alimentos. O número de categorias de trabalho as quais eles têm permissão para se engajar aumentou para 77 recentemente, com a de enfermagem adicionada em novembro.

O aumento no número de desaparecimentos ocorre após o Ministério da Justiça ter começado a exercer uma supervisão mais abrangente de empresas e organizações que relatam tais casos.

As empresas envolvidas em má conduta, como falha no pagamento de salário, foram forçadas a se retirarem do programa de treinamento.

Os vietnamitas representam o maior grupo de estagiários técnicos estrangeiros no Japão

Desde o final de junho deste ano, havia 251.721 estagiários estrangeiros no Japão, de acordo com o ministério.

A 104.802, os vietnamitas representaram o maior grupo, seguidos pelos chineses, a 79.959.

Os vietnamitas também constituíram o maior grupo de “fugitivos” entre janeiro e junho com 1.618 casos, seguidos pelos chineses, a 859, birmaneses, a 227, e cambojanos a 204.

O programa de treinamento, há muito tempo, vem sendo criticado no Japão e no exterior como uma tela de fumaça para assegurar mão de obra comparativamente barata em meio a uma escassez de trabalhadores.

Fonte: Asahi
Imagem: Bank Image


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!