Japão: início do Cool Biz ainda que o calor não tenha chegado

O governo anunciou que a partir desta segunda-feira (1), inicia-se a 13ª edição do Cool Biz. Saiba o que é e como isso pode ajudar o Planeta.

Roupas de trabalho mais leves e estilo casual nos escritórios (Asahi Shimbun)

Inicia-se nesta segunda-feira (1) o Cool Biz, anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão, pelo 13º ano consecutivo. O programa foi implantado durante o governo de Junichiro Koizumi, quando foi o primeiro-ministro do país.

Publicidade

O termômetro em Tóquio registrou a temperatura de 21°C, 4ºC a mais do que na mesma época do ano passado. Com esse frescor e com o início do Cool Biz, muitas pessoas já foram para o trabalho vestidas no estilo: homens sem gravata e com camisas mais leves, enquanto as mulheres apresentaram-se sem o tailler formal, que foi substituído por roupas mais casuais.

Cool Biz: o que é e para que serve 

O principal objetivo do Cool Biz é “refrescar” (do inglês “cool”) através de algumas atitudes com a finalidade de evitar o uso do ar-condicionado, pois consome muita energia elétrica. Por isso, desde que o programa foi criado, a recomendação é programar a temperatura do ar frio para 28°C. Para não sentir essa temperatura que ainda dá uma sensação de calor, o então primeiro-ministro Koizumi recomendou o uso de trajes mais casuais, eliminando o pesado terno para os homens e tailler para as mulheres, substituindo-os por modelos mais casuais, sem a necessidade da gravata.

O Cool Biz faz parte de uma das ações para conter o efeito estufa desde 2005. De acordo com informações do ministério, só com essas simples atitudes, tanto da população quanto das empresas, é possível reduzir a emissão de CO2, de 160 a 290 milhões de toneladas só nesse período.

Cerca de 70% das empresas japonesas aderiram ao programa Cool Biz e contribuem para a redução do efeito estufa.

O que são os estilos Cool Biz e Cool Share

Para o estilo Cool Biz, que este ano se inicia em 1º de maio e segue até 30 de setembro, são sugeridos pelo governo algumas atitudes por conta da programação do ar-condicionado no ambiente de trabalho:

  • Vestimentas mais leves
  • Uso de uchiwa (leque japonês)
  • Uso de artigos para refrescar como as toalhas geladas
  • Uso de roupas mais claras
  • Fechar as cortinas ou persianas para ajudar a manter a temperatura interna

Para as famílias:

  • Se for usar o ar-condicionado, dar preferência para o do cômodo em comum, a sala de estar, por exemplo
  • Manter os filtros do ar condicionado sempre limpos
  • Esfriar a temperatura do corpo através dos alimentos e bebidas com gelo
  • Plantar verduras ou plantas trepadeiras sob a janela para formar uma cortina verde
  • Vestir roupas leves
  • Usar leques e artigos para esfriar o corpo

Estilos de cool share: sair de casa, reunir-se com vizinhos, passear ao ar livre e desfrutar de instalações como cafeterias, shopping ou bibliotecas

Dentro do Cool Share há sugestões de atitudes para passar um verão gostoso, sem usar muito o ar-condicionado:

  • Procurar áreas verdes e refrescantes como a beira de um rio para o lazer
  • Procurar marcar encontros divertidos em locais como um café ou shopping center (assim se aproveita o frescor que as instalações oferecem e usa menos o da residência)
  • Reunir os amigos do bairro para fazerem jantares ou almoços festivos em rodízio, cada vez na casa de um deles
Fonte e imagens: divulgação
Foto: Asahi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão emite ordem para proteger navios americanos em meio à tensão com a Coreia do Norte

Publicado em 1 de maio de 2017, em Sociedade

O Japão emitiu sua primeira ordem para o exército proteger embarcações militares dos EUA. Veja mais.

A embarcação Izumo da Força Marítima de Autodefesa do Japão navega pela Baía de Tóquio (Reprodução/Nikkei)

Desde o decreto de uma nova lei de segurança no ano passado, o Japão emitiu sua primeira ordem para o exército proteger embarcações militares dos EUA , informaram fontes do governo no domingo (30), em meio à elevada tensão na Península Coreana.

Publicidade

A Ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, ordenou o envio do porta-helicópteros da classe Izumo, da Força Marítima de Autodefesa, na segunda-feira (1) para proteger uma embarcação de abastecimento da marinha americana no Pacífico, segundo as fontes.

Os Estados Unidos enviaram o porta-aviões Carl Vinson às águas perto da Península Coreana, em meio a sinais de que a Coreia do Norte poderia testar mais mísseis ou conduzir um teste nuclear.

Teste de míssil balístico norte-coreano no sábado

No sábado (29), a Coreia do Norte testou um míssil balístico, em desafio às resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O porta-aviões americano chegou ao Mar do Japão no mesmo dia e conduziu um treinamento em conjunto com destróieres da Força Marítima de Autodefesa e outro com a marinha sul-coreana.

Segundo as fontes do governo, o Izumo partiria da base de Yokosuka (Kanagawa), na manhã desta segunda-feira e se juntaria à embarcação de abastecimento ao largo da costa da Península de Boso (Chiba). As embarcações vão navegar em direção à região de Shikoku, no oeste do Japão.

O navio de abastecimento, entretanto, poderá reabastecer outras embarcações americanas, atualmente em prontidão em águas próximas ao Japão para futuros testes de mísseis por parte de Pyongyang, assim como navios navegando junto ao Carl Vinson.

A lei de segurança do Japão

Proteger as embarcações de outros países faz parte das responsabilidades expandidas das Forças de Autodefesa sob a lei de segurança que entrou em vigor em março de 2016 para aumentar o papel do Japão na segurança global.

Críticos discutem que a lei desgasta a constituição pacifista pós-guerra do Japão e pode envolver as tropas japonesas em ações militares no exterior pela primeira vez desde a 2ª Guerra Mundial.

Fonte e imagem: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!