Rede Shimamura tem lucros mesmo com a estagnada economia no Japão

Publicado em 22 de novembro de 2016, em Comportamento

Mesmo com a economia parada no Japão, a rede Shimamura segue crescendo em vendas. Qual será o segredo?

Neste Artigo:

&nbspRede Shimamura tem lucros mesmo com a estagnada economia no Japão

Publicidade

A rede Shimamura, muito conhecida da comunidade no Japão, tem uma fórmula de fazer dinheiro para vender roupas na estagnada economia do Japão, cita o Bloomberg.

O crescimento nos lucros operacionais da segunda maior rede de lojas de vestuário do país ultrapassou o da sua grande rival Fast Retailing, que opera a rede Uniqlo, nos últimos quatro trimestres. A razão pode ser resultado da abordagem simples de 63 anos da rede.

A rede Shimamura não emprega estilistas ou modelos famosos. Grande parte de suas 2.000 lojas estão localizadas em áreas residenciais. Seus produtos, incluindo cardigãs de ¥1.140 e calças skinny de ¥900, vêm principalmente de fabricantes de baixo custo no exterior.

Suas roupas a preços populares agradam muitos consumidores. E nas regiões com grande concentração de estrangeiros, é comum encontrar famílias inteiras fazendo compras e aproveitando as “pechinchas”. As lojas são bem montadas e os clientes têm uma sensação “fashion” sem gastar muito.

Essa cifra vem sendo bem-sucedida especialmente em ajudar a empresa a expandir as vendas no Japão mesmo com os gastos do consumidor terem diminuído em 11 dos últimos 12 meses que terminaram em setembro.

Os lucros da Shimamura aumentaram em uma média de 6.2% nos últimos 3 trimestres, batendo a média de 5.4% da Fast Retailing, cujas vendas anuais são 3 vezes maiores.

“A Fast Retailing está bem além de nós, e somos apenas uma empresa comum”, disse o presidente da rede Shimamura. “Não seremos capazes de copiá-los. Temos que operar da nossa própria maneira”.

Duas mil lojas em todo o Japão

A rede Shimamura abriu sua primeira loja em Tóquio no ano de 1978, 25 anos após ter iniciado seu negócios em Saitama, em 1953. A rede abriu mais lojas em todo o Japão a partir de 1990 e tinha 2.000 filiais e outros estabelecimentos até o final de 2015.

A expansão levou a participação da rede Shimamura no mercado de vestuário do Japão para 4%, mas ainda ficando para trás dos 12% da Fast Retailing, de acordo com a Euromonitor International.

“Elas são totalmente diferentes”, disse Dairo Murata, analista da JP Morgan Securities. “Elas são diferentes no que elas fizeram no passado, e o que elas estão tentando fazer no futuro. Enquanto a Uniqlo tem uma grande parte de suas vendas centradas no exterior, a Shimamura é principalmente nacional”.

Fonte: Bloomberg via Japan Times
Imagem: Bloomberg, Asia Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
IKAI - Empregos no Japão!