Esclarecimentos sobre acidente entre navios do governo japonês e pesqueiro norte-coreano

A Agência de Pesca informou sobre as ações tomadas após o choque e corrigiu o número da tripulação norte-coreana.

Parte dos tripulantes do navio pesqueiro norte-coreano no bote lançado pelo navio do governo japonês (Guarda Costeira, via NHK)

Na tarde de segunda-feira o diretor da Agência de Pesca do Japão realizou uma coletiva de imprensa para explicar sobre o acidente ocorrido entre a embarcação de vigilância Ohkuni e um pesqueiro da Coreia do Norte. 

Publicidade

O choque ocorreu de manhã, na costa de Ishikawa, no Mar do Japão, em uma área chamada Yamatotai.

Segundo a agência, o comandante advertiu a embarcação norte-coreana, mas essa não atendeu. Além disso se aproximou do Ohkuni e fez uma curva repentina. Nessa hora o meio do lado esquerdo do navio do oponente teria se chocado contra a proa do Ohkuni. Então, a tripulação foi jogada no mar e a embarcação pesqueira afundou.

Nessa ocasião a agência tinha informado que a tripulação norte-coreana era de 20 pessoas, mas depois corrigiu para 60. Os tripulantes do navio de vigilância do Japão jogaram botes e coletes salva-vidas para os norte-coreanos. 

Navio pesqueiro da Coreia do Norte antes do acidente (Agência de Pesca, via NHK)

Segundo informações da Guarda Costeira um outro navio da Coreia do Norte se aproximou e resgatou os tripulantes que estavam nos botes. De acordo com a resposta do contato os “60 foram salvos”. Foi enviada uma mensagem para o país informando sobre o acidente, mas até a tarde de segunda-feira não se obteve resposta.

Mas, como os náufragos foram resgatados pelos colegas do seu país não puderam ser ouvidos para saber o que estavam fazendo na zona econômica exclusiva do Japão-ZEE. 

O Partido Liberal Democrata-PLD convidou a diretoria da Agência de Pesca, na terça-feira (8) para saber qual foi o motivo para deixar a tripulação norte-coreana ir embora antes de ser ouvida. 

Fontes: NHK, JNN e TBS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Grande e ‘violento’ tufão n.º 19 deverá atingir o arquipélago principal

Publicado em 8 de outubro de 2019, em Sociedade

O grande e muito forte tufão Hagibis mudou o curso e a previsão é de chuva e tempestade em grande parte do arquipélago principal, no sábado.

Imagem de satélite do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações-NTIC, via Weather News, mostra o olho do tufão tipo ‘pinhole’

O grande e considerado violento tufão Hagibis tem um olho tão compacto, o pinhole, o que costuma ocorrer uma vez a cada década. Segundo o meteorologista da JNN “a última vez que isso ocorreu foi em 2006”. 

Publicidade

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ, na manhã de terça-feira (8) o 19.º tufão teve queda de pressão, chegando a 915hPa, com velocidade máxima do vento de 55m/s no centro e máxima de 75m/s. Está próximo das Ilhas Marianas e se desloca rapidamente a uma velocidade de 30Km/h. 

Deverá continuar se desenvolvendo e se aproximar das Ilhas Ogasawara, com essa força violenta.

Previsão do curso do tufão Hagibis (Weather News)

Apesar da previsão indicar que deva reduzir sua força ao se aproximar da costa japonesa no sábado, a área de tempestade e chuva pode ser grande. Ampla área, de Okinawa a Miyagi, poderá ficar sob chuva e rajadas de vento fortes.

Depois deverá seguir uma rota a leste, podendo se aproximar da região Kanto ou Tohoku. 

A recomendação é de ficar atento ao seu movimento para se prevenir. 

Previsão do tempo até o feriado de segunda-feira (Weather Map)

Fontes: JNN, AMJ, Weather Map, NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!