Primeira morte pelo raro vírus Marburg é confirmada na África Ocidental

A doença similar ao ebola causou a morte de um homem em Guiné. A OMS diz estar trabalhando com autoridades locais para impedir a sua propagação.

Partículas do vírus Marburg (Wikimedia/NIAIAD)

Autoridades da saúde em Guiné confirmaram uma morte pelo vírus Marburg, uma febre hemorrágica similar ao ebola, disse a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Publicidade

Isso marca a primeira vez que a doença mortal foi identificada na África Ocidental.

Houve 12 grandes surtos do Marburg desde 1967, a maioria no sul e leste da África.

O novo caso em Guiné foi identificado pela primeira vez na semana passada, apenas 2 meses após o país ter sido declarado livre do ebola após um breve ressurgimento neste ano que matou 12 pessoas.

O paciente, que desde então morreu em decorrência da doença, primeiro procurou tratamento em uma clínica local antes de sua condição piorar rapidamente, disse a OMS na segunda-feira (9).

Analistas no laboratório nacional de febre hemorrágica de Guiné e o Instituto Pasteur no Senegal confirmaram o diagnóstico de Marburg posteriormente.

“O potencial para o vírus Marburg se espalhar por toda a parte significa que precisamos impedir seu caminho”, disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

As taxas de morte do Marburg variaram de 24% a 88% em surtos passados, dependendo da cepa do vírus e gestão do caso, disse a OMS, acrescentando que a transmissão ocorreu através de contato com fluidos corporais e tecido infectados.

Surtos de Marburg começam quando um animal infectado, como macaco ou morcego, passam o vírus para um humano. O vírus então se espalha de humano para humano por contato com os fluidos corporais de uma pessoa infectada.

Sintomas incluem dor de cabeça, vômito com sangue, dores musculares e sangramentos por vários orifícios.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Menina de 2 anos cai no mar por uma fresta de 20 centímetros

Publicado em 11 de agosto de 2021, em Sociedade

A queda foi acidental e a criança foi levada pelas ondas. A busca continua.

Bombeiros mergulhadores na busca (NHK)

Por volta das 23h30 de segunda-feira (9) uma pessoa que presenciou a ocorrência ligou para o 119 dizendo “uma menina caiu no mar e a perdemos de vista”. 

Publicidade

O incidente foi no Parque Umikaze, na cidade de Yokosuka (Kanagawa). Cerca de 30 policiais e bombeiros foram para o local para realizar a busca até as 2h50 de terça-feira, incluindo uma equipe no helicóptero, tendo sido retomada ao amanhecer, sem que a vítima fosse encontrada.

É uma menina de 2 anos, de Itabashi-ku, Tóquio, a qual estava com seus pais no parque, para pescaria. Eles pescavam detrás da grade de metal instalada a 1,3 metros de altura do mar. Teria caído acidentalmente por uma fresta de 20 centímetros entre as barras metálicas. Quando o pai percebeu, caiu na água para resgatá-la, mas não conseguiu.

Na ocasião desse acidente havia alerta de ondas geradas pelo vento, em Yokosuka.

Fresta de 20cm entre as barras (NHK)

Fontes: NHK, Kanagawa Shimbun, FNN e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!