Primeira morte pelo raro vírus Marburg é confirmada na África Ocidental

Publicado em 11 de agosto de 2021, em Notícias do Mundo

A doença similar ao ebola causou a morte de um homem em Guiné. A OMS diz estar trabalhando com autoridades locais para impedir a sua propagação.

Neste Artigo:
&nbspPrimeira morte pelo raro vírus Marburg é confirmada na África Ocidental
Partículas do vírus Marburg (Wikimedia/NIAIAD)

Autoridades da saúde em Guiné confirmaram uma morte pelo vírus Marburg, uma febre hemorrágica similar ao ebola, disse a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Publicidade

Isso marca a primeira vez que a doença mortal foi identificada na África Ocidental.

Houve 12 grandes surtos do Marburg desde 1967, a maioria no sul e leste da África.

O novo caso em Guiné foi identificado pela primeira vez na semana passada, apenas 2 meses após o país ter sido declarado livre do ebola após um breve ressurgimento neste ano que matou 12 pessoas.

O paciente, que desde então morreu em decorrência da doença, primeiro procurou tratamento em uma clínica local antes de sua condição piorar rapidamente, disse a OMS na segunda-feira (9).

Analistas no laboratório nacional de febre hemorrágica de Guiné e o Instituto Pasteur no Senegal confirmaram o diagnóstico de Marburg posteriormente.

“O potencial para o vírus Marburg se espalhar por toda a parte significa que precisamos impedir seu caminho”, disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

As taxas de morte do Marburg variaram de 24% a 88% em surtos passados, dependendo da cepa do vírus e gestão do caso, disse a OMS, acrescentando que a transmissão ocorreu através de contato com fluidos corporais e tecido infectados.

Surtos de Marburg começam quando um animal infectado, como macaco ou morcego, passam o vírus para um humano. O vírus então se espalha de humano para humano por contato com os fluidos corporais de uma pessoa infectada.

Sintomas incluem dor de cabeça, vômito com sangue, dores musculares e sangramentos por vários orifícios.

Fonte: The Guardian


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão