Em ação rara, Japão se prepara para oferecer refúgio aos afegãos

Publicado em 26 de agosto de 2021, em Notícias do Mundo

Centenas que trabalham na embaixada e grupos de ajuda poderão se qualificar para reassentamento.

Neste Artigo:
&nbspEm ação rara, Japão se prepara para oferecer refúgio aos afegãos
Ilustrativa (banco de imagens)

O Japão iniciou as preparações para aceitar afegãos que trabalharam para sua embaixada e organização de ajuda, uma abertura de portas incomum a refugiados de guerra em meio a preocupações crescentes de retaliação do Talibã contra residentes que trabalharam junto com governos estrangeiros.

Publicidade

Como afegãos e estrangeiros tentam fugir desesperadamente do país após o Talibã ter assumido o controle, incluindo a capital Cabul, o Japão enviou nesta semana um avião de transporte das Forças de Autodefesa para evacuar japoneses e funcionários locais em sua embaixada e na Agência de Cooperação Internacional do Japão para um país vizinho.

“O governo como um todo vai precisar considerar” se aceita refugiados afegãos, disse a Ministra da Justiça, Yoko Kamikawa, aos repórteres na sexta-feira (23). Ela disse que, por enquanto, o Japão não deportará afegãos contra suas vontades.

Inicialmente, o governo japonês planeja permitir que funcionários afegãos e suas famílias permaneçam no Japão por até 90 dias em ação humanitária para depois garantir a eles vistos que os permitirá ficar e trabalhar no arquipélago por até 5 anos.

O Japão poderá garantir mais extensões dependendo dos desenvolvimentos no Afeganistão.

É raro para o Japão aceitar cidadãos estrangeiros que fogem de conflito. O país concedeu condição de refugiado a 47 pessoas em 2020 de acordo com a Agência de Serviços de imigração. Em contraste, a Alemanha reconheceu 63 mil e o Canadá 20 mil.

Fonte: Asia Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão