Animal sobreviveu 24 mil anos congelado no permafrost da Sibéria

Publicado em 9 de junho de 2021, em Notícias do Mundo

Cientistas russos encontraram as criaturas em um núcleo de solo congelado extraído do permafrost da Sibéria.

Neste Artigo:

Um animal microscópico foi revivido após adormecer no permafrost ártico por 24 mil anos.

Os rotíferos bdeloídeos tipicamente vivem em ambientes aquosos e têm uma habilidade impressionante para sobreviver. Cientistas russos encontraram as criaturas em um núcleo de solo congelado extraído do permafrost da Sibéria usando uma sonda de perfuração.

Pesquisa anterior feita por outros grupos havia mostrado que os rotíferos poderiam sobreviver até 10 anos quando congelados.

Em um novo estudo, pesquisadores russos usaram datação por radiocarbono para determinar que as criaturas as quais eles recuperaram do permafrost – solo que fica congelado o ano todo, diferente de uma fina camada perto da superfície – tinham cerca de 24 mil anos.

O estudo foi publicado no jornal Current Biology na segunda-feira (7).

Para entender como a criatura sobreviveu, usando animação suspensa no solo congelado, os pesquisadores congelaram e descongelaram rotíferos atuais que vivem em regiões de permafrost. Eles descobriram que as criaturas poderiam suportar a formação de cristais de gelo enquanto elas eram descongeladas lentamente.

Enquanto nem todos os rotíferos sobreviveram ao processo de congelamento, o estudo sugeriu que as criaturas têm certo mecanismo que podem proteger suas células e órgãos de danos a temperaturas muito baixas.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão